Minha primeira tela de pintura diamante - a famosa Diamond Painting

 Olá, gurias! Tudo bem com vocês? Comigo sim! Um pouco ansiosa com meus próximos compromissos (não contei por aqui, mas no dia 15 de abril - proxima semana! - participarei do TEDxFaculdadeIELUSC. A propósito, dá até para assitir online, gratuitamente, só pegar o ingresso aqui: https://www.sympla.com.br/evento/tedxfaculdadeielusc/1907188). 

Minha primeira tela de pintura diamante - a famosa Diamond Painting

Fora a ansiedade por conta deste evento, está tudo bem. Outras novidades recentes foram: a descoberta do meu diagnóstico de TDAH e que estou aprendendo a nadar... mas isso tudo ainda terá uma publicação só para conversamos sobre! Bora para o assunto de hoje!

Pintura diamante: o que é e como escolher a tela

A ideia da conversa de hoje é contar sobre a minha descoberta com os quadros de diamante, os famosos "Diamond Painting".  Contei um pouco neste vídeo aqui, quando abri a minha tela!


No ano passado, há uns 7 meses mais ou menos, comecei a assitir vídeos no Youtube sobre esse tipo de artesanato. Gostei da ideia e comecei a pesquisar: onde comprar, quais materiais têm no mercado, o que vale a pena investir e por aí vai. 

No início, abri o site do Aliexpress e descobri um universo a parte: inúmeros acessórios para a pintura diamante e diversas, diversas mesmoooo, lojas que vendem as telas. 

Aí, resolvi que eu deveria pesquisar mais um poouco antes de investir. Nisso, descobri o canal da Sil, o Brilha Diamante. Ela faz esse artesanato há alguns anos, é brasileira e compartilha no Youtube sobre esse universo. Entrei para o grupo que ela tem no Whastapp e comecei a acompanhar as dicas das pessoas do grupo. 

Foi quando eu aprendi tudo o que realmente é preciso para fazer a pintura diamante, quais os tipos de pedras têm, quais as lojas que elas tiveram as melhores experiências de compras e por aí vai. 

Quais acessórios são necessários para pintura diamante?

Logo de cara já entendi que não precisaria comprar um kit de acessórios e que o kit que vem junto com a tela já é suficiente - pelo menos até descobrir os meus gostos por tipo de caneta, tipo de pedra (redonda ou quadrada) e, ainda, tamanho de tela. 

Se quiser investir, a única coisa que realmente vale a pena, logo de cara, é a tela de led, para iluminar a tela e facilitar a visibilidade na hora de colar, de preferência com o suporte (tipo aqueles para notebook) para não ficarmos com o pescoço torto enquanto colamos hehe 

Ah, e quanto ao tamanho da tela de led, a dica é: podemos comprar a MENOR tela, já que sempre fazemos uma PEQUENA área da tela por vez. Ou seja, a tela de led tamanho A5 já é mais do que suficiente!

Tela de led com suporte e acessórios: https://s.click.aliexpress.com/e/_Dlk0aA9


Outras opçõs de tela de led e suporte que encontrei até então foram: 

Apenas tela de led: https://s.click.aliexpress.com/e/_DEHR5eZ


Apenas o suporte: https://s.click.aliexpress.com/e/_DlLkSq9



Antes de comprar a primeira tela diamante, o que preciso fazer!

A melhor coisa que fiz foi assistir vídeos e mais vídeos sobre o artesanato. Pois assim entendi como ele funciona e quais são os desafios que terei que lidar. Eis alguns desafios bem comuns:

  • derrubrar as pedrinhas (descobri um aspirador de mesa para juntar mas ainda não comprei. Estou só na vontade mesmo! hehe 


  • vir tela amassada e ter que lidar com a frustração de devolvê-la; 
  • ter um espaço adequado para fazer o artesanato;
  • organizar as pedrinhas antes de começar a fazer a colagem (aqui, optei por potinhos de tic-tac, então estou há tempos guardando e pedindo para as pessoas me darem hehe); Fiz até um vídeo mostrando um pouco da minha organização inicial com as pedrinhas (minha parte preferida!)...


  • escolher o desenho que terei prazer em fazer (essa foi a parte mais difícil para mim!). A dica é: quanto maior o tamanho da tela, mais detalhes podemos ter na imagem! Então, comecei logo com uma tela de 50 x 50. Mas a maioria das pessoas fazem telas menores, pois são mais em conta;

tela dragao diamond painting

Esse é o link da loja que comprei a minha tela: https://s.click.aliexpress.com/e/_DmMOVxf

  • decidir o que fará com a tela quando terminar também é um passo importante - presentear, emoldurar e colocar na parede...
  • escolher o tipo de pedra (quadrada ou redonda) - escolhi a quadrada porque ficaria angustiada com o fato da tela não ficar plenamente preenchida. 

A propósito sobre a diferença entre tela com diamante quadrado e redondo, neste imagem da Homfun dá para ter uma ideia da diferença: 


Como comprar tela diamante economizando?

Aprendi que quando estamos acompanhando o preço das telas por algum tempo, fica mais fácil saber ser a promoção é real ou não. Então, o que fiz foi: 

  • colocar no carrinho TODOS os quadros que tenho vontade de comprar (assim, quando entra alguma promoção, já vem notificação no e-mail);
  • anotar o preço dos quadros para ter uma ideia de quanto o preço muda de fato entre uma promoção e outra; 
  • ficar de olho nas promoções com moedinhas, primeira compra e ações pontuais como Black Friday e 11.11 (sempre tem promoções muito boas no Aliexpress, no ano passado, a mesma tela que agora paguei 90 reais chegou a ficar na casa dos 50 reais!) 
  • até então, os melhores preços estão nas lojas que vem de fora. No mercado livre acho os preços das telas abusivos, prefiro esperar 15 dias para vir da China do que pagar o valor que cobram poor aqui - mesmo com a opção de pagar o imposto sobre o valor da tela importada!


Acho que por enquanto é isso! Conforme eu for fazendo descobertas, trago para vocês! 

Lá no youtube, criei uma playlist para compartilhar a evolução da minha tela. Serão vídeos silenciosos, apenas mostrando eu colando. A ideia é só compartilhar a evolução mesmo! 

Se quiser acompanhar, já favorita a playlist, assim, sempre que eu colocar um vídeo novo, aparecerá a notificação para você!


Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários