Óleos essenciais: como utilizar no dia a dia

 Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim! Hoje o dia está chuvoso, nublado e achei que seria um bom momento para conversarmos sobre autocuidado e a inserção dos óleos essenciais no dia a dia, coisa que tenho feito há algum tempo e estou gostando cada dia mais! 

oleos essencias do terra gotasdeamor_ofc truques de meninas resenha


Em novembro de 2020, fechei uma parceria que há tempos desejava ter aqui no blog, que é com produtos dōTERRA. Tudo nasceu de uma conversa com a Vanesca, que veio tirar algumas dúvidas comigo sobre as redes sociais e o uso das tecnologias para ela aplicar na marca dela "Gotas de Amor". 

Conversa vai, conversa vem, me contou a experiência dela com os óleos essenciais e o porquê de querer compartilhar em uma rede social sobre os benefícios deles. 

"meu filho sempre teve renite. Movido a inalação quase que diária, a coriza já fazia parte da vida dele. Em meio ao cansaço de tentar fazer coisas para dar mais qualidade de vida para ele (e para nós! rs) experimentamos usar o difusor com óleos essenciais. Na primeira semana sentimos diferença. Levamos um susto e ficamos até desacreditados - seria mesmo essa a solução? Desde então, estamos usando diariamente e ele não teve mais crises. Desde então, há mais de 6 meses, todas noites ligamos o difusor no quarto dele, com 4 a 5 gotinhas de óleo e deixamos pelo menos 2h ligado! E daí surgiu a motivação de querer que mais pessoas tenham acesso a essa informação e produtos." (Vanesca Krieger)

Eis que a motivação dela vem de encontro com muita coisa que acredito: usar produtos mais naturais possível, para tratar e prevenir doenças. Dentre essas, as famosas "ites" e a chatice do nariz congestionado somado ao gotejamento nasal, o estresse, a pele oleosa, a ansiedade... Enfim, coisas que fazem parte do meu dia a dia também e que têm como ser cuidadas com pequenas atitudes.

Como não poderia ser diferente, unimos as vontades: a minha, de ter mais óleos essenciais e a dela, de disseminar o projeto dela! Então, eis aqui uma publicação patrocinada, cheia de amor e alegria por poder fazê-la. E, como sempre, compartilharei as minhas experiências!

Com isso de ficar ainda mais em casa, por conta da pandemia que nos assola (ainda!!!) neste momento, somado às férias (que também têm sido em casa!) aproveitei para colocar em prática os pequenos rituais com os óleos essenciais que aprendi há algum tempo, mas que sempre tinha uma desculpa para não parar e colocar em prática (quem nunca, não é mesmo?).

Como sabem, eu já usei os óleos essenciais da marca e, até então, não tenho nenhuma objeção. Eu já tinha comprado o trio de entrada, que é uma caixinha com três óleos (Lavender, Lemon e Peppermint) que a dōTERRA chama de kit de apresentação. Para experimentar em meu dia a dia, a Gotas de Amor me enviou:

oleos essencias do terra gotasdeamor_ofc truques de meninas resenha

Desde que os produtos chegaram por aqui, início de dezembro, coloquei em uso... então, agora chega de explicação e vamos às aplicações e usos em meu dia a dia propriamente dito, e o que tenho percebido dessa experiência!

Creme dental on-guard

Vou começar por esse porque foi um dos produtos que eu não tinha nem ideia de como seria usar. Confesso que logo de cara já gostei da embalagem, pois é daquelas tampas fixas, com abre e fecha (não as de rosquear!). Além disso, apesar do tubo ser grande, o bico é pequeno, Então, nunca sai um exagero de produto (ponto para a marca!). 


A sensação ao usá-lo  é simplesmente muito boa. Eu adoro creme dental e produtos de higiene bucal que deixam uma sensação refrescante sem queimar. E esse é exatamente assim. A marca promete clareamento natural (não consegui notar diferença ainda) e limpeza com redução de placa: isso sim estou amando. Na primeira escovação já senti. É a mesma sensação de quando a gente faz  higiene dos dentes no dentista. Sério, amando isso. Eis a descrição da marca sobre o Creme dental on-guard:



creme dental do terrra e bom resenha detalhada truquesdemeninas



Substituir o amaciante por vinagre e óleos essenciais

Eu já tinha o hábito de usar os óleos essenciais de limão siciliano e menta hortelã na água de limpeza da casa e também na água de lençol. Além disso, há mais de um ano substitui o amaciante pelo vinagre com essências, mas agora, ousei e coloquei óleo essencial rsrs  

como substituir o amaciante por vinagre oleos essencias do terra roupas mais macias truques de meninas analauraqueiroz


Como faço:
coloco vinagre de álcool no dispenser do amaciante e acrescento 2 a 3 gotas de óleo essencial. Tenho usado o de limão em roupas gerais e o de lavanda nas toalhas de banho e roupa de cama. Às vezes também coloco uma gotinha no dispenser do sabão líquido, já que uso sabão líquido caseiro sem cheiro para lavar a roupa que eu mesma faço (já ensinei a fazer o sabão aqui!).

Máscara facial de argila com óleo essencial de Melaleuca e Lavanda

Há algum tempo que eu não fazia máscara com argila, apesar de gostar da sensação, acabava não parando para fazer. Quando recebi os óleos essenciais da Gotas de Amor, logo pensei: é agora que coloco essa ideia em prática. Não poderia ter tido ideia melhor! A minha pele ficou super macia, com uma sensação de limpa e hidratada. Sério, muito bom - senti muita diferença ao comparar com a receita que vai só argila e água. Com os óleos e a prática de não deixar a argila craquelar, a pele fica com um toque mais macio antes mesmo de pensar em passar o hidratante.  

mascara de argila com oleos essenciais para limpeza de pele mista oleosa e hidratacao truquesdemeinas

Como fiz a receita de argila para face e colo: 1 colher de sopa de argila verde, 1 colher de sopa de soro fisiológico (pode ser água, se preferir!), 2 gotinhas de óleo essencial de melaleuca e 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda. Apliquei na pele LIMPA com um pincel e deixei agir por 15 minutos. Nesse meio tempo, quando começava a secar, eu umedecia com água termal em spray (mas poderia ter usado água normal ou soro fisiológico, o objetivo é não deixar a argila craquelar no rosto). Na hora de remover, usei agua em temperatura ambiente. 

Hidratar e Preparar as cutículas da unha com água e óleo essencial de copaíba

Normalmente eu estava usando um creme amolecedor, inclusive contei par vocês na publicação sobre fazer as unhas em casa durante a quarentena. Mas o que vinha percebendo, é que ele estava permitindo que eu removesse muito mais do que gostaria, pois, como vocês sabem, gosto de tirar apenas o excesso, e nas últimas duas vezes, acabei tirando mais fundo e a pele ficou sensível. Dessa vez eu pensei: já que esse óleo é usado para deixar a pele limpa e macia, deve ajudar! 

hidratacao das unhas e cuticulas com oleo essencial de copaiba truques de meninas cuidados com as unhas

Como fiz: coloquei 2 gotinhas de óleo essencial de Copaíba e 1gotinha de lavanda, na água morna e coloquei as mãos de molho por uns minutos (2 ou 3), antes de empurrar com uma espátula a cutícula para a tirar o excesso de pele.

E lá fui eu. O resultado foi uma pele muito hidratada, quase sem nada de cutícula para remover; é como se ele tivesse "colocado cada coisa em seu lugar" - e sim, estava há 15 dias sem cuidar das unhas, tinha lavado um monte de louça, ou seja, teria cutícula de sobra para remover se fosse fazer do modo tradicional. Gostei muito da experiência e quero repetir outras vezes, para confirmar se tem um padrão nesse resultado. 

Limpeza da casa com vinagre de álcool e óleo essencial

Essa é uma prática que tenho há mais de um ano e ainda estou gostando rs. Por que na vida é assim, né. Às vezes começamos algo, mas nem sempre continuamos fazendo algum tempo depois hehe 

Comecei a usar essa misturinha de vinagre e óleo essencial quando me irritei que limpava a casa e assim que secava, o piso ficava com cheiro de cachorro molhado (você também usa essa expressão? Se não, para te explicar é o mesmo que dizer: fedida, com cheiro de umidade, de casa sem limpar rsrs)

limpeza da casa com vinagre de alcool e oleo essencial truques de meninas tira cheiro ruim previne mofo


Aqui em Joinville o clima é bastante úmido e abafado, então, mesmo nos dias com sol, se não cuidar, a casa fica com cheiro ruim. São poucos os produtos que posso passar e que sei que a casa não ficará assim. Então, ao trocar os produtos de limpeza perfumados, que até então eu tinha o hábito de usar, por essa misturinha, não tive mais problemas. A casa fica com cheiro de limpa, não fica resquício algum do vinagre; para completar, ainda tem o benefício do óleo essencial escolhido. 

Ah, e essa misturinha água + vinagre de álcool + óleo essencial de limão siciliano também é ótima para limpar as paredes e prevenir o mofo!

Como faço: em meio balde de água, coloco meio copo de vinagre de álcool e 3 ou 4 gotas de óleo essencial. Confesso que início eu media tudo certinho, mas agora vou mais no olho. E a quantidade do óleo, eu vario de acordo com o quanto quero que o aroma fique presente no ambiente. Já tenho os meus preferidos para cada ambiente! Na casa como um todo, gosto de passar o de limão siciliano ou Menta Hortelã. Já nos quartos, gosto de passar o de lavanda. 

Além desses hábitos, tem outros que já ensinei por aqui antes, que é fazer água de lençol e o difusor de ambientes caseiro, lembram-se? Confesso que ainda tenho vontade de ter um difusor, pois já tive a experiência com eles e amei. 

Por enquanto, é isso! E você, tem o hábito de usar óleos essenciais? Como você usa? Eu só não gosto de consumir ingerindo, já nas outras formas de uso, tem me conquistado muito. 

Ah, e se você ainda não tem uma consultora dōTERRA, fica aqui a minha indicação dessa parceria que estou amando: as gurias da Gotas de Amor. Elas certamente não te venderão apenas os óleos, mas sim compartilharão experiências de como usá-los e de como é tê-los inseridos na vida real.  Se preferir, você pode comprar direto no espaço virtual dōTERRA da Vanesca, conferir as opções e tirar as dúvidas ou entrar em contato pelo instagram @gotasdeamor_ofc/

Bjinhos, bjinhos,

Ana Laura

Comentários