Quibe caseiro, uma receita de mãe para filha: prático, pronto para congelar ou assar

Olá, gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim! Por aqui, em quarentena e me aventurando cada vez mais na cozinha rsrs A última aventura inovadora foi colocar em prática uma receita tradicional da família do meu padrasto e, que agora, minha mãe me ensinou: quibe caseiro.


Quibe caseiro receita caseira

Quando penso em quibe, sempre me pego pensando nas famosinhas da rede de fast food. Mas não, os tradicionais nunca são tal como essas de fast food, são MUIIIITO melhores (assim como acontece com as esfihas rsrs). Então, lá fui eu experimentar a receita da mamis, com o apoio (remoto) moral do Lincoln, um amigo das antigas que ama quibe e sempre faz, devido à praticidade em ter sempre uma "carta na manga" para quando bate a fome e a preguiça ao mesmo tempo rsrs (óbvio que eu pensei, se ele faz e dá certo, por quê é que o meu não daria?). Agora, chega de papo e bora conferir!

Quibe caseiro, uma receita de mãe para filha: prático, pronto para congelar ou assar

Ingredientes:

250g de trigo para quibe (usei metade do pacote de 500g d Yoki, foi no olho mesmo rsrs!)
500g de carne moída
1 cabeça de cebola (coloquei uma média para grande!)
2 galhos de hortelã
cebolinha
sal a gosto
pimenta síria (essa ainda não encontrei pronta e nem ousei fazer, mas o Lincoln disse que dá um sabor sem igual!)

Pimenta síria é um tempero composto por pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada moídos juntos. É conhecida pelos nomes ba-har ou bahar e usada popularmente na culinária síria e libanesa

Como fazer: 

Em uma travessa, coloquei o trigo para quibe e deixe de molho em 500ml de água filtrada. Deixei por uma hora (mamis disse que ele tem que crescer bem!) Ele suga praticamente toda a água. Enquanto isso, coloquei a cebola no processador, junto com os demais temperos e, em seguida, misturei com a carne moída

detalhe: nessa etapa, a mamis disse que se tiver moedor de carne, manda ver tudo lá. Indicou moer a carne duas vezes, com os temperos. E, quando acrescentar o trigo, passar mais duas vezes no moedor novamente. Como eu não tenho, foi tudo à mão mesmo!

 Após o trigo ter hidratado, virei em em um pano limpo e torci como se não houvesse amanhã. A ideia é "secar" o trigo. Depois de bem torcido, ele fica soltinho, é incrível. 

Feito isso, coloquei o trigo - já torcido - na travessa com a carne. E aí, como não tenho moedor, começou a terapia manual rsrs O recado da mamis foi: se não tem moedor, terá que "sovar" bem, como se estivesse fazendo um pão (nessa hora eu pensei, ok, mamis, eu faço pão na máquina só, mas vamos lá, já vi você fazendo isso antes e vai dar  certo!). 

Sovei e aos poucos fui entendendo o que ela tinha dito. O trigo e a carne se incorporam e magicamente (depois de uns bons 15 minutos) vira uma massa, que dá para fazer formatos! Eureka!!!

Quibe caseiro receita caseira como hidratar trigo de quibe

Agora, foi só fazer os bolinhos, no formato de quibe. A orientação era fazer do tamanho de um ovo. Como ovo tem de tudo quanto é tamanho, meus quibes também ficaram assim. Uns maiores, outros menores. Achei ótimo, pois nem sempre quero comer um único quibe grande rs

essa mesma receita pode ser utilizada para comer crú ou, ainda, assar em uma única travessa. Tanto a minha mãe, quanto o meu amigo, me relataram que fazem uma receita maior e aí diversificam as formas de preparo/consumo.

Pronto, quibes finalizados, coloquei um plástico em uma assadeira e distribuí os quibes com espaço entre eles. Fiz duas camadas, intercalando plastico e quibe. Levei para o freezer. No dia seguinte, já congelados um a um, coloquei em um potinho para ficar mais organizado. Agora, sempre tenho quibe pronto para assar! 

Quibe caseiro receita caseira como fazer

Dica extra: Como assar quibe na air fryer (fritadeira sem óleo) 

Tiro os quibes do freezer e coloco direto na fritadeira. Coloquei em forma, sobre o alumínio e direto na cesta. O meu preferido é a última opção, direto na cesta da fritadeira. 15 minutos a 195ºC ficaram perfeitos. Crocantes por fora e macios por dentro. 

Prontinho, só aproveitar!

Quibe caseiro receita caseira assado na air fryer

Agora me conta aí, e você, como faz quibe? Já tinha o costume de fazer ou caiu por aqui e está aprendendo agora? De antemão já peço desculpas se cometi algum "deslize" cultural, já que sei que normalmente nós brasileiros acabamos sempre adaptando um pouco as receitas de outros lugares. Mas sei dizer que amei essa receita como ficou!

Obrigada, mami, por compartilhar mais essa receita cheia de amor <3 

Bjinhos, bjinhos, 

Ana Laura

Comentários