Vale a pena comprar o Caderno Inteligente ou caderno de discos?

Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim! Por aqui, continuamos em quarentena, sem muita previsão de retorno, afinal, SC está mal das pernas nos noticiários :( que coisa, né? Massss pelo menos seguimos com saúde e com a rotina em dia rsrs

Quando a quarentena começou aqui em Joinville, fazia pouquíssimos dias que eu tinha o tão desejado Caderno Inteligente. E, me deu até uma tristeza, pois uma das coisas que achei que fosse abandonar ao ficar em casa, seria o papel. Afinal, para que anotar em um caderno todo lindo, né? Lembro que até pensei: ahh, agora, só quando passar esse caos para eu falar sobre o Caderno no blog. 

resenha sobre o caderno inteligente as verdades que ninguem te contou


Eis que o jogo virou! A quarentena se prolongou e a minha agenda está sempre cheia de tarefas - tanto quanto estaria se eu estivesse no ambiente presencial. E, passando tantas horas diante das telas, anotar as coisas no Caderno tem sido ainda mais gostoso do que já era antes. Confesso que no início eu ficava com um pouco de dó e pensando, mas será que eu realmente precisava de um caderno assim, com tal valor investido? Então, vamos aos fatos, de quem está escrevendo sobre isso sem nenhum patrocínio da marca...

Primeiro, o que é o Caderno Inteligente? 

Então vamos lá, se você não tem nem ideia: o caderno inteligente é uma marca brasileira e registrada. Todinho feito a mão e muito versátil. Tem em diversos tamanhos, cores de capas e refil de todos os tipos de folhas, que é para tudo quanto é gosto (folha branca, pautada, quadriculada, planner...)

O que  a marca Caderno Inteligente® promete/conta:

As folhas podem ser retiradas e recolocadas conforme a vontade. Quer imprimir um conteúdo? Basta retirar uma folha, imprimir e completar o seu caderno. Quer usar diferentes papéis, em diferentes configurações? Tudo bem. Tudo aqui é simples, prático, modular. Aqui tudo é focado na sua experiência e no seu uso. O Caderno Inteligente® é como uma nova papelaria, agora on demand, que se adapta às suas necessidades, não ao contrário. Ele traz o conceito das novas tecnologias para perto, se constrói conforme vamos usando, ganha gadgets e ferramentas para melhorá-lo a cada dia. É, sim, a folha em branco em que tudo cabe, mas também pode já vir quadriculada, com um planner, uma foto especial ou o que mais pudermos inventar…

Minha experiência com o caderno inteligente

Tudo o que a marca falou e mais um pouco! rsrs Há anos, sou adepta ao fichário. Já nos idos de 2009, teve uma marca que lançou um caderno muiiito similar ao caderno inteligente, inclusive ele entrou para a minha lista de desejos aqui no blog em uma publicação sobre papelaria, mas acabei nunca comprando. Inclusive isso foi uma das coisas que me fez parar e me questionar se eu realmente iria querer investir o valor que é no caderno inteligente. Eis que a resposta foi sim e não foi nadica por impulso, como vocês que me acompanham aqui já devem imaginar, fiquei MESES avaliando se era ou não uma boa ideia. 

Uma das coisas que mais me encanta, é o fato de poder virar a folha e usar o verso de ponta cabeça, sem precisar me incomodar em mexer na posição que estou escrevendo (odeio escrever do lado esquerdo dos cadernos!); outra coisa que descobri que amo, é a facilidade de trocar a ordem dos papeis de um lugar para o outro e deixar exatamente onde quero - sem ter que me preocupar com isso enquanto estou escrevendo. 

Mas Ana, vale a pena comprar o caderno inteligente? 

Apesar de eu achar realmente caro, mas volte e meia tem promoção no site - por exemplo, há alguns meses, o meu estava quase metade do preço que paguei! Ou seja, tem, que ficar de olho e garimpar (se o frete não matar, como é o caso dos envios para o meu CEP rsrs). 

O meu é o modelo médio e paguei 80 reais. Comprei aqui em Joinville, em uma loja credenciada da marca. 

caderno inteligente aro iris

O caderno é composto por: 
  • Capa e contracapa rígidas, 
  • 01 bolsa plástica, 
  • 01 folha de instrução de uso e manuseio, com os desenhos e nomes dos refis e acessórios da marca disponíveis no verso, 
  • 01 folha de identificação com calendário no verso, 
  • 04 divisórias com abas para identificação (02 pretas e 02 transparentes), 
  • 80 folhas offset 90g (60 folhas pautadas e 20 folhas lisas brancas para impressão), 
  • 01 suporte com elástico para 01 caneta ou 01 lápis
  • discos M (23mm) + elástico.
Mas Ana, tem coisa aí que parece óbvio que viria com o caderno, como por exemplo, a capa e contracapa. Ok, concordo. Mas a questão é: você pode personalizar 100% da composição do caderno. Ou seja, se quiser, você compra só as capas e faz o que desejar com elas. Ou ainda, pode comprar capas diferentes e intercalar... enfim, o céu é o limite, até mesmo porque, além das diferentes cores de capas, tem algumas com funcionalidades específicas, como por exemplo, a capa para tablet e a porta-celular.

E os refis dos papeis do caderno inteligente, tem como fazer em casa ou só comprando no site mesmo?

Ter até tem! E no meu instagram ontem registrei exatamente os acessórios que comprei para essa experiência (coloquei uma foto dessas comprinhas lá, você viu?), mas o investimento também não é tão baixo assim. Então, vale a pena pensar: quanto você usa de papel? Está disposto a personalizar ou só quer usar e ser feliz? 

Comprei pelo Aliexpress, nesse vendedor aqui, tanto o perfurador "cogumelo" quanto os discos metálicos (os coloridos vieram de brinde!), já o estojo foi de outro vendedor que perdi o link mas encontrei esse outro aqui que o preço está tal qual paguei. 

Aí você já deve estar se questionando, tá, e se eu não quiser sair furando tudo como você, já descobriu se então vale a pena comprar os refis dos papeis no Aliexpress? Pelo que pesquisei até agora, com a alta do dólar, somado ao frete, não vale a pena. Mas se você fará uma compra que terá frete grátis, aí a história é outra e vale o garimpo inclusive para outros acessórios. Então, por enquanto, no site oficial do Caderno Inteligente e lojas autorizadas os refis está bem mais em conta, por incrível que pareça. 


A propósito, Caderno Inteligente no Aliexpress é chamado de "caderno de discos".

A pergunta que não quer calar: qual é a diferença entre o Caderno Inteligente e um fichário?

As grande diferenças, pelo menos para mim, são duas: a primeira, e mais perceptível, é o volume, já que o caderno inteligente parece um outro caderno qualquer, quando se trata de volume, e o fichário, mesmo o tamanho A5, tem um lado que é mais alto e, ainda, os ferrinhos para prender as folhas que são tão salientes que deixa impossível escrever do lado esquerdo sem tirar a folha do lugar; a segunda diferença entre o caderno inteligente e o fichário, é que aqui as folhas não rasgam tão fácil no encaixe dos discos, coisa que no fichário, se não fosse cuidadosa (e o papel de alta qualidade) volte e meia acabava o semestre com folha pendurada só por um ferrinho ou dois. 

O veredicto final sobre o caderno inteligente ou caderno de discos

O caderno é caro, se pensar que tudo o que escrevo nele, posso escrever em qualquer outro lugar. Mas aí, entra uma questão de gosto e a minha relação com a busca por coisas que sejam práticas, que posso usar a longo prazo e que são personalizáveis. É tipo bolsa, tenho optado ter bolsas feitas de couro do que bolsas de materiais sintéticos. O resultado dessa mudança de hábito? Estou há mais de um ano sem comprar uma bolsa nova e ficarei assim por um bom tempo! Então, para minha realidade, é uma ótima opção. 

Se indico comprar para crianças? Sim, mesmo porque as folhas não ficam caindo, como acontecia antigamente no fichário. Sem falar que tem a opção de reduzir o caderno a cada alguns meses, assim a criança não precisa levar para a escola aqueles cadernos super grossos e pesados, dá para ir deixando as folhas utilizadas em uma pasta plástica em casa, e utilizar como um portfólio. 

E indico usar como agenda/planner ou diário de trabalho? Sim, sim e sim! Em especial por não ter que carregar uma agenda com 200 folhas o ano inteiro. Inclusive estou montando um para o marido. Já até cotei par fazer uma capa de couro com a Ana, da Quitanda couro, uma artesã aqui de Joinville que além das peças autorais que tem no portfólio/site, faz peças sob medida.

Agora que falei um MONTE quero saber de vocês: você é do time que gosta de papel ou usa só a agenda digital e outros aplicativos? Gosta ou tem o caderno inteligente? Como é a sua experiência com ele?

Em breve eu volto com materiais prontos para imprimir e usar no caderno inteligente, assim como fiz os planner no início do ano aqui, lembram-se?

Espero, de coração, que esse textãooo tenha sido útil. E se ficou alguma dúvida, deixa nos comentários que terei a maior alegria em responder!

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários

  1. Esse caderno inteligente parece super interessante. Mesmo que seja praticamente igual ao fichário, é um luxo desejável!! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é exatamente isso! Um fichário chique ahahahah O ponto positivo em relação ao irmão mais velho (fichário) é que é mais fino, não tem aquele volume lateral.

      Excluir
  2. Oii, adorei seu post Ana!!
    Sou de Joinville também e quero muito adquirir o caderno inteligente, pode me dizer em que loja vc comprou o seu?
    Desde já, agradeço! bjss

    ResponderExcluir
  3. Oii, adorei seu post Ana!!
    Eu sou de Joinville também e quero muito adquirir o caderno inteligente, poderia me dizer em qual loja vc comprou o seu?
    Desde já, agradeço! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, que máximo, guria!

      Então, comprei na loja Opção (https://www.instagram.com/lojaopcaooficial/) eles são representantes oficiais da marca e sempre trazem novidades. Vale a pena olha no site, pois dependendo o que vai comprar, compensa ou não o frete.

      Excluir
    2. Ah muito obrigada pelas dicas lindonda!! 🥰

      Excluir
    3. Ah me conta qual comprou depois! E você viu que tem como fazer as próprias folhas, né? Não precisa comprar um monte de refil! hehe

      Excluir
  4. estou muito em duvida se compro o CI ou se compro o fichário... ana laura pra vc qual é o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mais do caderno inteligente, pois é mais fino e, por isso, ocupa menos espaço no transporte.

      Excluir
    2. Mt mais prático e menos espaçoso.

      Excluir
  5. as folhas não soltam com facilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, elas ficam "justas". O que percebi é que para manter a qualidade, tem que seguir a quantidade de folhas indicadas pela marca de acordo com o tamanho do disco. Agora, usando há um ano e pouco, continuo bem feliz com a aquisição.

      Excluir
  6. Ana Laura estou muito em dúvida se vale a pena comprar o caderno inteligente, não tenho o hábito de fazer títulos ou “anotações bonitas”. Um dos motivos para minha compra seria utilizar para curso pré-vestibular; por conta do caderno ser versátil e da à possibilidade de retirar e colocar quantas folhas quiser e montar do seu jeito! Também pode ser utilizado para outros fins já que novamente, da para retirar e colocar folhas.
    Outra dúvida, a loja que você recomendou, entrega para todo Brasil ou somente em Joinville?
    Obrigada desde já, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!!!

      Tenho achado cada dia mais prático, ainda mais que dá para imprimir e criar as próprias folhas (inclusive fiz uma publicação aqui no blog falando sobre isso e vídeo no canal ensinando a fazer as folhas personalizadas!).

      Quanto a entrega: a loja oficial do "caderno inteligente" entrega em todo o país. Já a loja que comprei aqui em Joinville, não sei te dizer e nem se valeria a pena por conta do frete.

      No site oficial da marca, tem a relação das lojas credenciadas com eles (aqui ó: https://www.cadernointeligente.com.br/pages/revendedores ). Ah, e volte e meia eles fazem umas promoções de frete grátis ou ainda, queima de estoque (outlet: https://www.cadernointeligente.com.br/collections/outlet) . Vale a pena ficar de olho. Espero ter ajudado a tempo! Qualquer coisa, me chama!

      Excluir
  7. Você acha que vale a pena usar caderno inteligente no 3° ano do ensino médio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!

      Acho MUITO prático, mesmo porque, você pode trocar as folhas de um lugar para o outro e levar apenas as páginas que precisa para cada momento. Eu teria, com toda a certeza. sem falar que dá para personalizar as páginas em casa mesmo.

      E digo isso tanto como consumidora, quanto como professora que vê os alunos carregando cadernos e mais cadernos ;)

      Excluir
    2. Concordo querida😍post maravilhoso

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.