Almôndegas: receita para ter sempre no freezer

 Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim! Quarentena "modo on" e cozinhando muito mais do que imaginei que estaria. Até a minha mãe se admirou essa semana quando pedi a ela a receita do quibe (ficou uma delícia e em breve virá aqui para o blog!Me aguardem). Como estou ficando mais tempo em casa, decidimos que faríamos mais comidas caseiras - aproveitar que gostamos de cozinhar e, além de economizar, assim sabemos exatamente como a comida foi feita, né? A escolha da vez foi almôndega.

almondega receita facil caseira e sem ovo pronta para congelar

Para ninguém ficar louco, além de usar cardápio e lista de compras específica para as receitas. Gosto de fazer quantidades maiores, congelar as porções ou unidades de comidas e aí, sempre ter algo pronto no freezer. 

A propósito, já contei sobre esse hábito aqui no blog e inclusive registrei algumas coisas: como por exemplo, como faço com as saladas, colocando-as em vidros; com a abóbora cabotiá, que preparo de várias formas e congelo; e, agora, com as almôndegas: uma receita fácil, rápida e sem ovo, que também fiz várias unidades e congelei! 

Almôndegas: receita para ter sempre no freezer

E, agora, chega de conversar e bora colocar a mão na massa, literalmente! Para essa receita, usei os seguintes ingredientes:

  • 500g de carne moída;
  • temperos a gosto (sal, pimenta, ervas)
  • cebolinha e salsinha (a gosto)
  • 1 cebola e alguns dentes de alho (a gosto)
  • 1 colher de sopa (cheia) de farinha de rosca (usei uma que eu tinha feito recentemente com uns pães sequinhos que tinha por aqui, bem simples: torrei o pão e depois bati no processador)


Como preparar a almôndega para congelar (crua)

Coloquei a cebola, alho, salsinha e cebolinha no mixer e triturei bem. Em seguida, coloquei em uma bacia: a carne moída, os temperos e a farinha de rosca. Misturei bem e fiz bolinhas, tamanho de um ovo ou pouco menor (as que o marido fez ficaram o dobro do tamanho das minhas, pois prefere as porções maiores. Aí, é uma questão de gosto e de lembrar que quanto maior, mais tempo vai demorar para preparar ao descongelar!).

dica: com essa mesma misturinha, você pode moldar as porções no formato de hambúrguer e assim ter mais do que um tipo de comida com uma única receita!

Depois de tudo enroladinho, forrei uma forma com plastico, coloquei as almôndegas separadas uma das outras e levei ao freezer. 



Quando já estavam congeladas, coloquei em um pote com tampa. Assim, cada vez que quero prepará-las, basta tirar a quantidade necessária. 

E pronto! Para o preparo, fiz de duas formas: direto no molho e a outra, foi fritar na airfryer por 10 a 15 minutos a 200º C e depois colocar no molho :) Ambas ficam uma delícia. 

E vocês, gostam de almôndegas? Como é a usa organização com a comida: faz tudo na hora ou também gosta de ter comida prática no freezer? Outra cosia que tenho comprado fresca e congelado é a mandioca e o milho rsrs (sim, para mim, congelar é viciante!)

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários