A importância dos 5s nas maquiagens e demais produtos de beleza

Ola, gurias! Tudo certo com vocês? 
Comigo sim...continuo em home office devido a quarentena COVID-19, dando muita aula on-line - tanto para os meus alunos do EM quanto para as pessoas que me contratam para as consultorias em tecnologias digitais. Apesar da saudade em estar mais próximo fisicamente das pessoas, estou gostando desse ritmo. Consigo aproveitar o tempo que gastaria em deslocamentos para fazer cursos e cuidar das minhas coisas em casa. E vocês? Como está essa rotina durante a quarentena? Como têm aproveitado o tempo? 

Na semana passada eu aproveitei e fiz um 5s nas minhas maquiagens e produtos de beleza. Então, aproveitei a minha empolgação e vim convidar vocês: Vamos aproveitar o tempo que estamos em casa para dar aquela faxinada nas maquiagens também e fazer um 5s nas maquiagens e demais produtos de beleza? 


Quando pensamos em jogar um produto de beleza - seja um dermocosmético ou maquiagem - fora, logo nos vem à mente o quanto usamos, quanto pagamos e, ainda, uma pergunta maldita: será que encontraremos igual a esse que tanto gosto? Pelo menos comigo é exatamente assim. No entanto, precisamos levar isso a sério. Segundo os dermatologistas, o prazo de validade está ali por uma razão: o produto não será mais o mesmo (hipoalergênico, resultados esperados nos tratamentos ...). É lógico que isso não acontece de um dia para o outro, tem uma janela de tempo para isso acontecer. Mas acontece! Ele vence, é fato!

Encontrei uma entrevista de uma dermatologista, que esclarece isso: 

[...] A recomendação é: passou o prazo, utilize por no máximo 15 dias além da data especificada no rótulo. “A validade tem que ser levada a sério, embora exista essa margem de segurança de duas semanas em média. Um cosmético já vencido, seja creme ou maquiagem, não oferece garantia da eficácia dos ingredientes empregados. Ele pode sofrer oxidação, o que acarretaria problemas como irritação na pele”, salienta Ana Lúcia Recio, dermatologista membro das Sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia [...]- Veja mais na reportagem UOL: O prazo de validade do seu produto de beleza venceu? Veja o que fazer
Então, vamos ao nosso 5S nas maquiagens e demais produtos de beleza!

Se você nunca escutou falar em 5S o resumo é:
  • SEIRI - UTILIZAÇÃO
  • SEITON - ORGANIZAÇÃO
  • SEISO - LIMPEZA
  • SEIKETSU - SAÚDE/HIGIENE
  • SHITSUKE - DISCIPLINA

SEIRI - UTILIZAÇÃO
Para esse momento você precisará de 3 áreas delimitadas: uma para colocar as doações, outra para as coisas que ficam com você e outra para as coisas que irão para o lixo. Pegue em suas mãos cada um dos produtos e faça a seguintes perguntas: quando foi que eu utilizei pela última vez? Ainda está dentro do prazo validade? 

SEITON - ORGANIZAÇÃO
Se na pergunta anterior você respondeu que "eu uso sempre", então esse produto deve ficar próximo, à vista; se a resposta foi "uso pouco", deixe um pouco mais distante. Agora, se a resposta foi "eu nunca uso",  deve doar/vender/jogar fora... E se estiver vencido: jogue fora e organize-se para comprar outro, se necessário. 

SEISO - LIMPEZA
Antes de colocar no lugar, confira se está limpo e dentro do prazo de validade. Se estiver quase vencendo, vale a pena deixa em evidência, para aproveitar mais a "vida final do produto".  Se estiver no prazo de validade, limpar e colocar no devido lugar. Do contrário, jogar fora.

SEIKETSU - SAÚDE/HIGIENE
Esse é um aspecto que vai além do manter limpo, tem ma ver com a maneira como utilizamos nossos produtos. Por exemplo, utilizo uma espátula para pegar o creme do pote ou tenho pegado com os dedos mesmo? Os meus pinceis de maquiagem estão devidamente higienizados? Esses detalhes fazem toda a diferença. 

SHITSUKE - DISCIPLINA
Esse com certeza é um dos mais difíceis, pois nos convida a manter o ciclo que começamos sempre ativo. Manter a organização, a limpeza, higiene. Se no início for difícil, usar etiquetas e post-it com lembrete ajuda no processo. E também, colocar como rotina mensal ou semanal a aplicação desse guia  pode ser uma ótima saída, pelo menos até fazer parte dos seus hábitos. 

deixe essa imagem salva em suas imagens ou imprima, que te ajudará a lembrar de cumprir essa tarefa!


E aí, empolgou em colocar a mão na massa e dizer adeus para um produto ou outro? E se você for apegada a embalagens como eu, guarde uma ou outra como recordação até conseguir desapegar. Só não vale usar o produto, ok? E caso não encontre algum produto que ama para repor poque era edição limitada, encare como uma oportunidade para experimentar novos produtos e quem sabe se surpreender! Eu sei que isso não é fácil, mas aos poucos, vira parte da nossa rotina e hábitos. 

Agora me conta se você é do time que tem esse habito de cuidar das datas de validade ou se apega a um produto e nem cuida disso!
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários

  1. Caramba que legal não conhecia. Já te sigo.

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, né, Mari? É uma ótima forma de deixar tudo em ordem em qualquer ambiente <3
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.