Como fazer Água de lençol e aromatizador de varetas em casa

Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim!

Gurias, no mês de julho passei uns dias na casa do meu pai e aproveitei para fazer umas "experiências" com minha amiga de adolescência, a Françoise. Há tempos estava querendo fazer minha própria água de lençol (apesar de amar as que compro da Illumine, aqui em Joinville!). Como a minha madrasta e a Fran também queriam, e, ainda por cima, esse produto ainda é algo muito raro em Toledo, deixei para colocar a mão na massa lá! 



Quem me acompanha no instagram viu um pouco do processo, pois compartilhamos enquanto fazíamos!



E agora, parei para compartilhar a receita com vocês por aqui! Assim, mais gente pode se aventurar nessa experiência! 

Sobre a água de lençol!
Esse é um produto que gosto de ter sempre em casa. Para quem fica se perguntando se não é tudo a mesma coisa, os aromatizadores de vareta/spray e as águas de lençol/água de passar, já vou deixando o recado, não é não! Cada um com a sua missão! 

A água de lençol é um produto que não mancha e é feita especificamente para aplicar sobre a cama, toalhas e até cortinhas. Já os aromatizadores, é só para aplicar "no  ar", ou ainda, deixar no vidrinho com as famosas varetas. 
Em casa eu tenho o aromatizador de ambiente com varetas no banheiro social e a versão spray para os demais ambientes da casa. Já nas toalhas em uso e ao arrumar a cama, aplico o spray da água de lençol. Eis o registro de uma das misturinhas a Illuminé Aromas, do banheiro social, que eu amo e que não quero nem pensar em reproduzir em casa! 




Agora chega de apresentações e vamos às receitas, né? 

Optamos por fazer a água de lençol usando a receita que, ao nosso ver, ficaria mais econômica e também seria mais prática de ser feita - a que leva "base para água de lençol". Mas dá para fazer com álcool de cereal também!

As dicas de receitas nós pegamos co ma Grazi, da Amme Empório, aqui de Joinville! E olha que eu tenho que fazer um agradecimento especialíssimo para ela viu?! Afinal, eu estava em outra cidade e nem estava comprando as coisas com ela, mas compartilhou as dicas e o conhecimento conosco quando nós mais precisávamos! Isso que é coração, né? Eu já era cliente dela, agora, sou em dobro!

Ingredientes para Água de lençol com base pronta
1000 ml de base para água de lençol/água de passar
30 ml de essência (ou algumas gotinhas de óleo essencial!)
embalagem para colocar o produto final

Como Fazer Água de lençol
Coloque a essência escolhida dentro da embalagem da base da água de lençol (antes, confira se caberá. A nossa, coube certinho!). Misture bem e está pronto. 



Caso não encontre essa base para água de lençol, tem a opção de fazer com álcool de cereal

Ingredientes para Água de lençol com álcool de cereal
100 ml de essência  (se usar óleo essencial, use algumas gotinhas, até sentir que ficou como gosta. No meu, usei 5 gotinhas apenas!)
700 ml de água
200 ml de álcool de cereal
embalagem para colocar o produto final

Como Fazer Água de lençol
Coloque a essência escolhida dentro da embalagem da base da água de lençol (antes, confira se caberá. A nossa, coube certinho!). Misture bem e está pronto. 




Já a receita do aromatizador de ambientes, pegamos as dicas com as meninas da Quimitolloja de produtos onde compramos os insumos para as nossas "experiências".

























Ingredientes para Aromatizador de Ambientes (com varetas ou spray)

100 ml de álcool de cereais
100 ml de água mineral sem gás à temperatura ambiente ou água destilada
10 ml de essência  (ou algumas gotinhas de óleo essencial!)
embalagem de vidro escura com tampa 
varetas de bambu ou de fibra
embalagem para colocar o produto final

Como Fazer Aromatizador de Ambientes

Coloque o álcool de cereais e a água no recipiente de vidro, adicione a essência e misture bem. Feche a embalagem e deixe-a "descansar por 24 horas". Abra e deixe "respirar" por meia hora. Repita o processo por pelo menos 3 dias. Depois desse período, transfira para a embalagem onde deseja deixar o seu aromatizador e coloque as varetas. 

Importante: se você optar pelas varetas de fibra, não precisa virá-las todos os dias. Já se optar pelas varetas de bambu, precisa virá-las todos os dias para que o aromatizador se propague melhor. 

Dicas: 1: para a água de lençol e o aromatizador de ambientes não ficar turvo, basta adicionar o famoso renex. Tem que ir acrescentando aos poucos e mexendo, até chegar na limpidez desejada. Pelo que li, em geral, uma colher e sopa é suficiente. Na nossa receita, optamos por não usar! 2: dependendo do quão intenso você quer o aroma, pode variar a quantidade de essência.  
No próxima semana, aqui em Joinville, terá um workshop "Óleos essenciais e as emoções" com a Ane, do @amominhasferramentasessenciais, (lembram-se que já falei dela aqui, quando compartilhei sobre os óleos essenciais, né?) e, como estou louquinha para aprender a fazer uma água de lençol usando óleo essencial, comparecerei a esse evento. A minha maior dúvida até então é a quantidade indicada, já que os óleos essenciais são bem mais concentrados e ainda por cima, tem a questão do quanto influenciam em nossa saúde/humos. Então, vou esperar por ela e aí conto aqui par vocês!

Atualização após o evento: 
Caso optem por usar os óleos essenciais, basta misturar algumas gotinhas. Para a receita que passei aqui, coloquei em média 5 gotinhas (no total) dos meus óleos preferidos (Lavanda e Limão). É bom ir colocando e sentindo o quão intenso "você prefere"!

E vocês, já fizeram algum aromatizador de ambientes ou água de lençol em casa? Eu, hoje, aproveitei  que estava na rua e passei na Quimidrol, aqui em Joinville, e comprei o álcool e mais uma essência para fazer uma receitinha para mim. 

Agora vou nessa! Se fizerem algo por aí, compartilhem a experiência comigo!
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários