Vira vira: bolinho 100% integral do pai

Olá, gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim!

Gurias, ontem foi meu último dia de férias... Como vocês sabem, todas as férias de julho passo com meu pai, no interior do Paraná - lá onde nasci, em Toledo. E ontem, para o terminar o dia em grande estilo e com gostinho de casa de família, meu pai fez um bolinho de chuva um pouco diferente: com farinha integral.




Confesso que quando ele disse que faria isso eu pensei: uixxx, será que isso dará certo? Afinal, a farinha integral sempre me deixa com um pé e meio atrás hahaha. 

Vira Vira prontos (foi o nome que meu pai batizou essa receita, já que quando ele está frito de um lado, vira automaticamente para o outro rsrs), café passado e foi o grande momento da prova. 





Sério, eles ficaram simplesmente maravilhosos. Apesar de ter quase certeza que não reproduziremos a receita aqui em casa, pois não fazemos frituras, quis deixá-la registrada aqui para vocês experimentarem (e para mim também, assim poderei repeti-la outras vezes quando for para a casa do meu pai ou na da minha mãe!).

Agora chega de papo e vamos à receita desse bolinho tão delicioso que nem parece feito com farinha integral rsrs. 

Vira vira: bolinho 100% integral do pai

Ingredientes: 
2 ovos
2 copos de farinha integral (usamos a farinha Infasa, que é uma farinha lá da região)
uma pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de leite com 1/2 de água (mistura e aquece a 50ºC)
1 colher de sobremesa ou meia colher de sopa de fermento em pó (usamos o Royal)

Modo de preparo
Bater o açúcar, os ovos e o sal. Colocar o leite aquecido e mexer. Colocar o fermento. Misturar e acrescentar a farinha. Misturar bem. Se ficar mole, dá o ponto com farinha. O ponto ideal é: tem que dar para fazer a medida que vai fritar, sem pingar - fica algo como entre a massa de bolo e a de pão.
Só fritar e comer

É isso! Fica fofinho e delicioso. Tive a sensação de que sugou menos gordura do que suga com a farinha branca, mas pode ter sido impressão.

E vocês, são adeptos a comidas com farinha integral? Têm alguma receitinha fácil?

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários