Sim, eu faço meu próprio sabão líquido para roupas gastando menos de 5 reais

Olá, gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim! Uma correria sem fim por aqui, mas está tudo certo. 

Gurias, há alguns dias, durante um jantar com amigos, um dos casais contou que estão fazendo o próprio sabão líquido. Fiquei inconformada. Como assim, fazer sabão líquido em casa, em pleno século 21, quando não temos tempo para nada? Ao sairmos da casa do casal, fui o caminho todo em direção a nossa casa dizendo para o meu marido: "lá em casa nós não faremos isso. Afff, até parece que vamos gastar nosso tempo fazendo essa loucura! e blá blá blá..."



Passaram-se alguns dias, e aquela imagem do casal contando que faz o próprio sabão não saia da minha cabeça. E a pergunta que não queria calar, sempre voltava: "Sério, porque uma pessoa que não precisa (financeiramente falando) faria o seu próprio produto de limpeza se ele realmente não fosse bom e nem prático?"

Eis que numa tarde dessas, menos de um mês depois da minha descoberta, fui lavar roupa e a coleção de sabão líquido e em pó tinha acabado. Aliás, só tinha do sabão que uso para lavar roupas escuras (sim, sou a louca dos produtos de limpeza. Ou era?). Olhei para o armário e descobri que eu tinha TODOS os ingredientes para fazer o tal sabão líquido. Será que era coisa do destino? Resolvi deixar a preguiça de lado e colocar a mão massa.

Acessei a receita da Cristal com a Jout Jout que a minha amiga tinha enviado o link e mandei ver!



Ingredientes para o sabão líquido caseiro
1 barra de 200 g de sabão de côco ralado (olha que tem ser se côco mesmo, viu?)
100 ml de álcool 46 (se for álcool 70 ou 90, use 50ml)
3 colheres de sopa de bicarbonato
3 litros de água
óleo essencial (opcional)
panela grande e embalagem limpa para colocar o produto final

Como fazer o sabão líquido caseiro
Primeiro, ralei o côco. Achei que fosse dar trabalho e demorado. Que nada, nem deu tempo da água ferver e já estava todo ralado. Após ter o côco raladinho, acrescentei ele aos poucos na panela com os 3 litros de água em ponto de fervura. Mexi, mexi e pronto. DESLIGUEI O FOGO.  Acrescentei o álcool e, em seguida, uma colher de bicarbonato por vez (já que levanta uma espuma e poderia transbordar, achei melhor não arriscar). Mexi bem. E prontinho! Sabão líquido pronto!!!!



Caso fosse colocar a essência, teria que esperar esfriar e depois acrescentar até que achasse que o cheiro ficou como deseja.  Preferi dividir em embalagens para ter diferentes cheirinhos: uma deixei sem essência e a outra coloquei! 

Modo de uso no cotidiano

sabão líquido, tenho utilizado 50ml para uma máquina com 6kg de roupa e 100ml para quando uso a maquina com 12kg. Que eram as minhas medidas para o sabão líquido concentrado.
A Cristal usa assim: 50ml pra 4kg de roupas não muito sujas (a maioria delas) e 100ml pra 4kg de roupa muito suja (panos de chão, panos da cã Filó, panos de prato).
Já o produto para limpar o chão, coloquei numa embalagem spray. Espirro um pouco do produto no piso (aqui em casa o piso é cerâmica, branca) e, em seguida, passo o rodo de espuma umedecido para limpar e outro para "enxaguar", tal como faria se estivesse usando produto de limpeza próprio para piso (Casa, Veja Mr, Musculo). 


Agora vamos aos preços desse sabão líquido que também pode ser produto único de limpeza!
álcool 46 - 100ml - R$0,60
sabão de côco (YPE ou UFFE) - R$2,40
bicarbonato - 3 colheres de sopa (42g) - R$ 0,96
3 litros de água - R$1,00

óleo essencial* varia de acordo com a essência. Eu acabei comprando mas não utilizando no sabão líquido, apenas na parte do produto que estou usando para limpar o piso. Paguei R$22,00 no vidrinho de óleo essencial. Achei caro! 

Ainda não cheguei na excelência de me livrar de todos os outros produtos de limpeza (não sei se chegarei tão cedo! Amo comprar produtos fofos e cheirosos...). A minha amiga já. Ela usa esse produto único para diferentes funções, apenas colocando mais ou menos água e mudando as essências. Por enquanto eu estou usando para duas coisas: lavar roupas e limpar o piso. Até então, está sendo pura alegria!!!

No blogue da Cristal, que é a dona dessa ideia toda de produzir menos lixo e viver de forma mais amiga do planeta, ela dá dicas de como utilizar esse produto para outras funções. Vale conferir aqui ó: Um ano Sem lixo - Cristal. Ah, dá até para comprar o eBook dela aqui, no qual ensina várias receitas similares a essa!



E vocês, já aprontaram algo assim? Eu confesso que ainda estou "assustada" por ter colocado em prática e estou muito, muito, muito feliz com o resultado (Thanks, amiga!). Não deu trabalho e o produto final é realmente bom. E agora, estou louca para fazer aqueles paninhos encerados, que substituem o plástico filme. Certeza que essa será minha próxima experiência de dona de casa prendada rsrs

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários

  1. Ah, Ana. Ja tinha visto isso, mas nao sei se usaria. Primeiro, pq nao gosto de sabão de côco. Segundo, que aqui, com tantas opções baratas e boas, nao sei se faria. Talvez so faria pra ter o cheirinho de bebê nas roupinhas das gurias, ja que aqui quase tudo com relação a bebê é "scent free" e eu amo cheirinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois é. Aí vcs tem umas facilidades sem fim, né? Aqui estou gostando de usar. No final do processo, não sinto o cheiro do sabão de coco, apenas da essência que escolho usar na hora de lavar (coloco a essência no dispenser da maquina). Tenho gostado da experiência.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.