Organize-se! Ferramentas digitais e físicas que eu uso para não perder a linha

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Ano-novo, vida nova, certo? Ahahah essa é a frase que acabamos repetindo todos os anos... mas será que realmente mudamos as atitudes para fazer uma do ano novo, uma vida nova? No final de 2017 eu fiz um post com os "Segredos para começar o ano bem"... para ajudar a colocar as dicas que dei por lá em prática, resolvi compartilhar os aplicativos e agendas que uso, bem como algumas dicas de como levar tudo isso a sério sem enlouquecer ahaha Ou seja, um post recheado com dicas sobre as ferramentas digitais e físicas que eu uso para não perder a linha ( a hora, o compromisso, a data...).
Aplicativos
Como estou sempre conectada em meu smartphone, sou uma completa adepta de aplicativos. Afinal, a tecnologia digital quando bem utilizada é uma "mão na roda" :) Não dá para dizer que não nos ajuda... 

Dentre o mercado de infinitas possibilidades de aplicativos, os que mais tenho utilizado para organização pessoal (levando em conta que meu aparelho é com sistema Android) são:
Agenda Google
Agenda Google (Google Calendar): utilizo para registrar os compromissos (como as agendas impressas, a diferença é que está virtual rsrs. Deixo programado os pagamentos que preciso realizar com alarmes e avisos para e-mail e smartphone. Dá para convidar pessoas para os compromissos ou atividades registradas. eventos, pagamentos, médico... tudo vai para essa agenda. Tenho sincronizada tanto a agenda do e-mail particular, quanto dos e-mails profissionais, assim, não corro o risco de marcar um compromisso numa data que já tenho em outra agenda.)

Evernote
Evernote: acho um dos blocos de nota mais práticos e completos que tem. Dá para compartilhar com outras pessoas, criar listas, simplesmente lembretes ou ainda, capturar uma página que estava lendo na internet e desejo voltar a lê-la mais tarde. No ano passado comecei a usar também o Keep (bloco de notas da Google) mas ainda não está tão completo quanto o Evernote, então, não migrei totalmente. 

Habitica
Habitica: para quem tem dificuldade em cumprir com as metas mais simples do cotidiano e gosta de jogos, esse aplicativo é perfeito. Registro as "missões" que tenho que realizar e, conforme vou cumprindo as tarefas ganho "pontos", que posso trocar por acessórios para o meu personagem... achei prático em especial para lembrar de cumprir tarefas pontuais, como por exemplo, cursos virtuais, planejamentos de materiais para as minhas aulas, produção de conteúdo para o blog, tomar água e fazer atividade física... é também uma forma de acompanhar de perto o quanto coloco minha agenda em prática, pois ele gera gráficos das coisas que fiz X deixei de fazer... diríamos que é um "fiscal virtual". Para ficar melhor, só se ele sincronizasse com a agenda virtual que utilizo ahahah
 
O que eu mais gosto em todas essas ferramentas é que têm aplicativo e interface web. Ou seja, não importa se estou no computador ou no smartphone, sempre tenho acesso às informações que salvei... é prático e está sempre sincronizado. 

Como nem tudo é virtual, e sou uma apaixonada por papelaria, não poderia deixar de ter também as minhas ferramentas físicas para ajudar a manter a ordem! rsrs




post-it: Com certeza é um dos artigos de papelaria que mais utilizo. Seja para organizar os materiais em meu trabalho na sala de aula ou para marcar páginas de um livro e citações que quero voltar a ler... tenho de diversos tamanhos, cores e marcas (sim, existem outras opções além do famoso da 3M)e sempre carrego um bloquinho comigo na bolsa.

agenda|planner: como uso agenda virtual, tenho optado por algo mais parecido com um grande bloco de notas, um caderno brochura, com ou sem linhas, no qual vou colando meus post-it rsrs gosto de ter esse material para registros rápidos que faço em sala de aula com meus alunos. Apesar de usar mais o celular, em alguns momentos esse "diário de bordo" acaba sendo prático e útil, em especial quando fico sem bateria ou sem sinal de rede rsrs

Uma dica que para quem gosta de ter uma agenda, é migrar para os modelos estilo "planner" ou ainda, os famosos método de organização pessoal "bullet journal", que são ferramentas que vão além de registrar um evento simplesmente... me parece que faz mas sentido quando temos uma agenda pessoal que mescla com a profissional. Deu um nó na cabeça? Leia uma explicação rápida diferenciando cada uma dessas ferramentas!

agendas tradicionais
Agenda: aquela tradicional, encontradas em papelarias, inclusive com preços bem acessíveis. Podem ter o mês dividido com o dia da semana e horários demarcados ou não; uma folha por dia e ou mais do que um dia por folha; colorida ou mais clássica e sem nenhuma frescura... 

planner
Planner: é a "agenda" da modinha. Se pesquisar no google por esse tempo, retornarão diversas imagens e postagens falando a respeito. No entanto, essa ferramenta não é tão nova assim (surgiu em outubro de 2008)! Na verdade, é mais uma daquelas ferramentas que veio do virtual e foi para o físico. 

Nada mais é do que espaços personalizados para registrarmos as nossas tarefas, a nossa programação (mensal, semanal ou anual) de acordo com o que preferimos; se compramos um planner pronto, em geral, é bem mais caro do que uma agenda tradicional.

Atualmente, tem marcas e empresas especializadas nesse produto, como por exemplo:
No entanto, tem muiiiiita gente de bom coração que disponibiliza os seus "planners" para fazermos download e imprimirmos... reduzindo o custo desse produto! Criei uma pasta no Pinterest com algumas opções fofas que encontrei de "planner free printable"... aliás, pesquisar o que procuramos para imprimir (cartão, planner, adesivo, agenda) com os termos "free printable" no Pinterest volta muita coisa linda e com boa qualidade para impressão!

E para quem é criativo e gosta de fazer com as próprias mãos, tem site para criar o seu próprio planner, como por exemplo esse aqui Canva - crie seu planner gratuito.

Canva
Em breve disponibilizarei alguns planners feitos por mim. Aguardem!
bullet journal: é basicamente um caderno brochura com os registros dos seus desejos e tarefas diários ou semanais de forma criativa. Lembra muito as "agendas de adolescente", cheio de imagens e padrões de sinalizações para indicar alguma coisa.  Diria que é muito mais similar a um "diário com metas a cumprir X metas cumpridas do que o padrão agenda em si... particularmente, eu que sou bastante visual, gosto desse método!


  O vídeo a seguir ilustra com mais detalhes sobre o método bullet journal!



É lógico que daria para manter a ordem optando apenas por aplicativos ou por papeis, mas eu prefiro assim, tudo misturado, amo os dois jeitos e me sinto muito mais leve dessa maneira. O importante é você conseguir encontrar a forma que é "leve, ou seja, que  além de manter sua vida mais organizada, seja prática e não transforme tudo num caos ainda maior. As coisas têm que nos servir e não o contrário; não podemos ser escravos de nenhuma ferramenta :) 

E vocês, quais as formas que preferem usar para se organizarem?

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários