Jogo americano Adriana Bellani: cuidados ao lavar e limpar

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, no final do ano passado recebi um jogo americano em tecido da Adriana Bellani. Eis que, assim como todo artesanato, esse também merece um cuidado especial.
 

Para a limpeza do cotidiano, como os jogos americanos da Adriana Bellani são feitos com um tecido que a água não "penetra" (é como se fosse impermeabilizado, tal como os tratamentos feitos nos estofados, sabe?) basta passar um paninho úmido. Para prevenir que não fiquem resquícios, fui orientada pela artesã a usar a misturinha de água e vinagre de álcool (olha o vinagre aí novamente, gente!)
Fiz assim: coloquei aproximadamente um colher de sopa de vinagre de álcool em 500ml de água. Mergulhei o pano descartável (gosto de usar aqueles paninhos que vem em rolo, da Scott,  para essas limpezas!) na mistura e passei sobre o jogo americano.


O vídeo ficou curtinho mas acho que deu para ver duas coisas: que os líquidos não penetram no pano e que, na correria do cotidiano, dá para limpá-lo sem ter que mergulhar em um balde...

É lógico que a cada alguns dias (ou de acordo com a sujeira que fazemos em cima, como eu que sou campeã de derrubar café) é bom lavar mesmo... Como a sujeira não fica "impregnada", não é necessário deixar de molho. Os meus eu lavei na mão, com sabão líquido que sempre uso nas demais roupas...  Para aumentar a durabilidade, não é indicado colocar esse tipo de produto na máquina - mesmo porque nem é necessário!Mas, se quiser fazê-lo, basta colocá-los naqueles saquinhos para peças delicadas (ou dentro de uma fronha e amarrá-la na ponta para eles ficarem fechados dentro!) e bater na máquina. Nota: sem água quente e sem centrifugar.

Cada vez que vou adquirir um item de tecido para a mesa, sempre me certifico se tem esse tratamento que não deixa a água (sujeiras) penetrarem na fibra, pois facilitam MUITO o dia a dia e aumentam demais a durabilidade do produto. E para mantê-los limpos, utilizo esse mesmo cuidado de limpeza que mostrei aqui. Vale a pena!

E vocês, como costumam limpar o seu jogo americano?  Vocês também prestam a atenção na escolha do tecido, ou só escolhem pela beleza da estampa?

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários