Lardic: um ateliê para quem ama bolsas e acessórios em couro

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, há algumas semanas, enquanto caminhava pelo centro, deparei-me com o ateliê do Evandro Cidral, o "Lardic". Uma portinha discreta e acolhedora, quase na esquina da Rua Lages, uma rua conhecida pelas diversas lojas de marca que ali tem seu ponto.

A porta em vidro, os produtos em couro logo na entrada e aquele ar de "seja bem-vinda" fez com que eu entrasse nesse ateliê para descobrir que em poucos minutos desejaria praticamente todas as peças ahahaha

É lógico que isso já era de se esperar, sabendo que sou apaixonada por produtos em couro. No entanto, o que eu não esperava era encontrar produtos tão autênticos e sem firulas... 


O Evandro Cidral, empresário, design e artesão da marca que leva o seu nome não exitou, em momento algum, em compartilhar um pouco da história da marca (que é também a sua!) bem como em mostrar os produtos que desenvolve...

Há dez anos mergulhei em reflexões sobre sustentabilidade, sobre continuar, ou não, utilizando matéria prima orgânica, sobre o real valor da ancestralidade do ofício que hoje desenvolvo, pois ele vem sendo transmitido de geração em geração desde 1920... fui viver na Europa, onde fiquei cinco anos estudando antropologia, estudando design, estudando materiais e processos. Ministrei aulas de formação complementar na Escola de Artes e Ofícios de Madrid, compartilhando com os alunos as técnicas de trabalho que venho desenvolvendo há mais de dezessete anos e também a necessidade de me expressar através delas.

Cheguei à conclusão que os acessórios que produzo são extremamente sustentáveis, considerando que alguns deles têm vida útil de mais de quinze anos...quanto se preserva o planeta durante esse tempo deixando de produzir o material sintético, e evitando seu rápido descarte? Cheguei à conclusão que meus produtos são apenas o resultado de minha arte, minha verdadeira arte é meu processo de trabalho, a maneira como o meu amor é sentido dentro desse processo; utilizo matéria prima que é rejeitada pela "moda e pela tendência" e que está em armazéns escuros à espera de um olhar cheio de sentimentos que resignifique o conceito de matéria, de tempo, de espaço, de inteligência e de espírito...



Uma das coisas que mais me admirou no trabalho do Evandro foi que ele está levando para a vida um ofício que o avô um dia lhe ensinou somado aos estudos que fez ao longo de sua jornada. Sabe quando junto o simples com o rebuscado e dá uma produto perfeito? Então, assim são as peças desse artesão!
Minhas criações têm como inspiração o trabalho de dois grandes homens, o primeiro: Meu avô, um seleiro admirável, que me ensinou ouvir o couro, cortá-lo com respeito e costurá-lo esculturalmente. O segundo: Cristóbal Balenciaga, um gênio que rompeu as regras de seu tempo e mostrou ao mundo uma maneira realmente particular de exteriorizar o comportamento através da roupa e cujo acervo da Fundaçao Cristóbal Balenciaga em Guetária, San Sebastian, na Espanha, me comprovou as palavras do gênio:
“Um costureiro tem de ser: 
Um arquiteto para o corte;
Um escultor para a forma;
Um pintor para as cores;
Um músico para a harmonia,
E um filósofo para o estilo.” (Cristóbal Balenciaga)


PONTO EXTRA para a marca: as bolsas valorizam o couro. 
Uma das coisas que eu mais gostei foi que as bolsas e acessórios não são cheias de adereços ou penduricalhos, o que as deixa ainda mais elegante... mas também não têm aquela cara de peças antiquadas, ultrapassadas... enfim, o Evandro conseguiu unir: artesanato, couro e atemporalidade na mesma peça.

Quando falamos em peças feitas por artesãos, tem gente que pensa logo em coisas rústicas... se você está com esse pensamento, abandona! As peças da Lardic tem um acabamento impecável e, segundo o artesão, com altíssima qualidade - o forro das bolsas é feito em lona e o zíper é o melhor do Planeta... Ou seja, é uma daquelas bolsas para escolher a dedo e saber que vai passar de geração em geração...

Clutch perfeita! Da bolsa grande para o happy com as amigas ou até mesmo uma festa mais elegante!
Dentre as histórias que me contou, uma das que mais me encantou foi a de uma senhora que, ao chegar em seu ateliê, ainda na Espanha, confirmou que o Evandro fazia peças sob encomenda e personalizadas (dá para escolher entre os produtos do portfolio as combinações entre linhas, couros e detalhes que mais gostamos!) já foi logo ligando para a filha e neta... A senhora comprou uma peça de couro de um boi inteiro e mandou fazer todas as peças possíveis com o mesmo material, peças essas que as 3 gerações viriam a usar... Confesso que fiquei imaginando a cena e desejando viver algo assim, o legítimo "tal mãe, tal filha, tal avó, tais neta"


Não bastasse as peças de sua autoria, o artesão já fez algumas interpretações de queridinhos designs e artistas, como por exemplo o corselet de Jean Paul Gaultier que interpretou para o cosplay da Madonna no Brasil... BABEMMMM comigo nesse registro!!!


Croqui do Jean Paul Gaultier X interpretação do artesão...





E agora, vamos a uma seleção de bolsas e acessórios que coletei entre as fotos que o artesão tem disponível em suas redes...



Esse tom de marrom é puro amor... estou encantada!!!






a famosa bolsa "cada coisa em seu lugar"... não tem gênero é é perfeita para carregar o tablet!Viagens pedem uma bolsa como essa!

uma mistura que não tem como dar errado: lona e couro...

aquele kit indispensável... tem até acessório para as chaves não riscar o que tiver dentro da bolsa!
guardar os fones com estilo!

cores, texturas e detalhes...
É lógico que já tenho a minha listinha das preferidas!!! Estou apaixonada pela bolsa tamanho A4, que cabe de tudo mas não a casa inteira, e também não me deixa ficar escondida atrás dela rsrs Outras paixões são as carteiras e porta documentos (tem um kit para passaporte, documentos do carro e cartões... tudo encaixa um dentro do outro! Per-fei-to!!!) e, por fim, a 3ª paixão imediata foram as clutches, em especial a metalizada, a pink e a preta ahahaah... pequena a lista da garota, né?!

Para saber mais ainda sobre a marca e/ou comprar as suas queridinhas em couro, acesse o Facebook | Instagram  do Lardic ou dê um pulinho até o ateliê!


Agora vou nessa, antes que a minha lista de desejos das peças #LARDIC aumente ainda mais rsrs

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários

  1. Gentxi!!! Ameeeeeeeeei! Isso td em Jlle? Estou apaixonada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm... e tenho que confessar que já consegui comprar algumas da lista. Mas a lista ao invés de reduzir, aumentou rsrsr #efeitoLardic

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.