Bordando e customizando sua camiseta básica

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

Final de semana para mim normalmente é sinônimo de dias para colocar algum artesanato em dia ou ainda, criar alguma coisa nova! rsrs Dessa vez, a ideia é customizar algumas roupas com aplicações e bordados.

Desde quando viajei para a Espanha e me apaixonei por uma camiseta bordada com muitas lantejoulas (sim, eu não só me apaixonei como a comprei!), tenho tido cada vez mais vontade de ter camisetas assim. Aliás, elas são uma mão na roda, pois tem (literalmente) brilho próprio! No entanto, as que já vi por aqui ou custam os olhos da cara ou não são tão lindas quanto gostaria que fossem... sendo assim, resolvi que chegou a hora de colocar a "mão na massa", ops, nas pedrarias, lantejoulas e bordados!

Antes de colocar alguma customização em prática, gosto de dar uma olhada nas ideias que tem pela internet, em especial no Pinterest - uma das melhores redes sociais para inspiração do tipo "faça você mesma". Eis que fiz uma seleção das minhas peças prediletas que encontrei pela internet e resolvi compartilhar por aqui. Quem nunca bordou ou customizou de alguma forma uma camiseta, verá que não é tão difícil e que dá para dar uma cara nova, gastando pouco, para aquela camiseta ou moletom que já estava abandonado no closet.

Customização com cola, pedrarias e molde...




 Customização utilizando fita de poá, molde da escrita e cola para tecido... 





Estou apaixonada por essa dupla, apesar de imaginar o trabalhão que dá para fazer, é uma das inspirações que eu mais gostei!




Aplicação texturas, como por exemplo pompons de pelos e rendas...




Aplicação de pedrarias ou pérolas - apenas alguns detalhes, como um desenho pequeno, ou ainda, manga, gola ou ombro... 






Bordados delicados... 



 Em geral, para customizar você precisará:
  • camiseta com uma estampa que você queira bordar por cima;
  • camiseta básica - as clássicas cinza, preta e  branca ou ainda, nas cores do momento!;
  • lantejoulas;
  • miçangas ;
  • fio de nylon - gosto de usar um fio de nylon porque é firme e é garantido que não aparecerá na peça;
  • linhas nas cores que preferir;
  • cola para tecido;
  • agulha fina.

Agora que vocês viram diversas inspirações deve ter uma entre vocês dizendo: "ei, Ana, e habilidade para isso? Nunca fiz, não tenho nem ideia por onde começar"! Eis que para facilitar, separei também alguns vídeos com tutoriais de como fazer esses bordados e aplicações! Confira!!!

Bordando com lantejoula ou paetê com miçangas e canutilhos

Paetê X lantejoula: em linhas gerais, podemos definir que a lantejoula tem o formato côncavo, já o paetê é uma peça lisinha e pode ter vários formatos (redondo, quadrado, retangular...) e tamanhos.
 Bordando apenas com paetê...
A propósito, amei os vídeos da Fernanda! Ela tem uma seleção enorme com o passo-a-passo bemmmm explicadinho! 


Sobre a escolha da camiseta (roupa) que será customizada...

Além da opção de usar os moldes ou passar desenhos para as roupas para fazer os bordados, uma boa ideia (que é ainda mais prático) é utilizar as camisetas que já são estampadas e fazer alguns detalhes com aplicação de pedraria ou texturas (ou, se quiser ser mais ousada, bordar tudo de uma vez rsrsr)...

Essa é da Loja da Viviane, de Jaraguá do Sul - Confira aqui ó!


Esses moletinhos lindos eu encontrei na loja da minha amiga Gabi, Morena Flor, confere aqui ó e no Instagram @morenaflor_litoralpr



Essas camisetas vieram do Pinterest, nenhuma loja que eu conheça para indicar... mas adorei as estampas!


Essa daqui faz parte da nova coleção das camisetas da Omunga, Grife Social (se ainda não conhece a Omunga, leia esse meu post aqui, contei tudinho!). Desde que a vi pela primeira vez fiquei imaginando como ficaria bordada! O que é legal é que além de ter a sua camiseta estampada, ainda colabora com uma ação maior... 
Ao comprar uma camiseta da #Omunga, você nos ajuda a adquirir livros, equipamentos e diversos materiais que contribuem com a transformação da educação, em regiões de extrema vulnerabilidade social. Ajude uma criança que precisa de você: http://omunga.com/loja/ | Instagram @omunga_oficial
Gurias, espero que tenham gostado das inspirações e que coloquem as agulhas para trabalhar (ou cola! rsrs). Por aqui, estou cheia de inspirações e ideias. Assim que começar a colocar em prática, compartilharei nesse post e no Instagram @truquesdemeninas e @agulhaselinhasloja. E se vocês fizerem algo, compartilhem comigo! 

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.