Lechosa - suco natural e saudável

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, essa semana quando fiz a tradicional "lechosa" no final da tarde, meu marido virou para mim e disse: esse suco é tãooo bom que você deveria compartilhar com suas leitoras... Ahhh, no mesmo momento eu recordei que há alguns anos, quando ele me ensinou esse suco após voltar do tempo que passou na Venezuela, disse que era uma receita "secreta" dele que não me daria para compartilhar no blog... é lógico que ele me retrucou dizendo que não faria uma maldade dessas... "brigas" à parte, eis que vim compartilhar a receita da "lechosa" com vocês!


A "lechosa", como é chamado na Venezuela (pelo menos na região e no hotel em que meu marido ficou hospedado) nada mais é do que um suco de mamão papaya... 
vale dizer que "lechosa" é uma das formas de dizer "mamão", em Espanhol.
Eu sei, é meio estranho pensar em tomar mamão batido com um gole de água, mas sério, é muito delicioso (e segundo as pesquisas que fiz, é nutritivo também: o mamão contém uma grande quantidade de nutrientes nomeadamente vitaminas, minerais como Riboflavina, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Vitamina C, Vitamina E!). A propósito, no México o mamão é conhecido como a fruta da árvore da boa saúde





























Bora para a receita! 

1 mamão papaya sem sementes
50ml de água fria ou em temperatura ambiente.

No verão, gosto de deixar o mamão na geladeira, aí quando faço esse suco, ele já fica geladinho! Agora que não é tão calor, rola tomar em temperatura ambiente (pelo menos aqui em Joinville!). 

Gosto de cortar o mamão ao meio e com uma colher tirar a semente. Em seguida, com essa mesma colher, passando-a rente a casca, vou tirando os pedaços de mamão... prefiro assim porque aí não corro o risco de deixar nada de casca...



Feito isso, coloco o mamão todo no liquidificador com o gole de água (se quiser, pode colocar um pouco mais. Nunca passo muito dessa quantidade que indiquei, pois prefiro o suco mais denso (e segundo o meu marido, era assim que lhe foi servido na Venezuela!). 

Bate essa mistura por uns minutos e prontinho! Suco pronto! Aqui em casa fazemos um mamão por pessoa. Rende um daqueles copos grandes, de quase 500ml rsrsr Mas sério, é um daqueles sucos para tomar sem querer dividir hehehe
Dica: ao escolher o mamão,  selecione aquele que tenha a casca com um tom dourado-escuro, amarelado ou vermelho. Isto porque, estas colorações são sinais de que a fruta está suficiente madura para produzir um bom suco. Outra característica importante, no momento da seleção, é a consistência do produto que não deve ser mole e nem muito firme. Ao pressioná-lo ele deve ceder um pouco - este é outro indício de que a fruta está própria para o consumo.

E vocês, já conheciam esse suco? As gurias que moravam comigo na época em que conheci esse suco, tomaram e muito... a lechosa é famosa e muito frequente em nossa casa!

Bjinhos, bjinhos
Ana Laura

Comentários

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.