7 modelos de tapetes para decorar, presentear ou ganhar dinheiro

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim... em especial porque agora meu pé que machuquei contem durante o treino já está medicado e ador já está mais amena rsrsr 

Como não posso ficar saracuteando pela casa, vou aproveitar o dia para colocar a vida acadêmica e da blogosfera em dia (ou pelo menos começar, né?!). Resolvi começar aqui pelo blog, compartilhando com vocês uma seleção de 7 tapetes (e tutoriais) que são perfeitos para decorar, presentear ou até mesmo ganhar dinheiro, por que não, né?


São tapetes lindos, que apesar de exigirem um capricho e dedicação, o resultado vale a pena. Eu sou apaixonada por artesanato e por ter coisas em minha casa que eu possa dizer: eu quem fiz. Então, estou sempre em busca de opções desse estilo...

Eu sei que podemos muito bem ir até uma loja de departamentos e comprar um tapete (lindo e bom) pronto, mas é tãooooo maravilhoso ter o gostinho de ver o seu trabalho na sua casa ou ainda presentear alguém com aquilo que você fez com tanto carinho... Enfim, acredito que por menos habilidades que tenhamos, sempre rola começar algo e se esforçar para terminar. Aliás, a determinação e a força de vontade, movem montanhas!

Pensando nisso, fiz uma seleção de 7 modelos de tapetes que estão em alta por aí (alguns que já estiveram em outras épocas e agora voltaram com tudo, pois o handmade está em voga no mundo todo), com seus devidos tutoriais e ainda indiquei pessoas que fazem esse tipo de artesanato para vender. Então, se mesmo depois dos tutoriais e esse post motivacional você não se empolgar, pelo menos terá o contato de quem faz trabalhos perfeitos e vende a preço justo. 

Bora conferir!!!

Tapete amarradinho
Esse modelo de tapete já vi de diversas formas e em diversos ambientes. Aqui em casa tenho um que minha avó fez, todo confeccionado com retalhos de tecido (tenho a impressão de que os retalhos eram de uma confecção ode biquínis!). Ficou uma graça!Já vi alguns feitos com retalhos de toalhas, perfeito para lugares úmidos, como o banheiro e outros feitos com tecidinhos específicos para o projeto, com seleção de cores e texturas, o que é perfeito para fazer um tapete de entrada da casa ou ainda, decorar os cômodos. 



O melhor tutorial que encontrei desse modelo de tapete (ou coletânea deles) está no blog da Simone Soares, este aqui Recicla Design Brasil.

P.s.: Tem quem faça ainda com costuras, ao invés de amarradinho. O efeito não fica o mesmo, mas também fica bonito!


Tapete de pompom
Ah, que delícia pisar nesse tipo de tapete... tenho uma paixão enorme por esses tapetes fofinhos. Apesar do marido ter alergias de tudo quanto é tipo, nada que tapetes sempre bem lavados não resolva rsrs 
O tapete e pompom tem aparecido de diversos tipos: pompons irregulares ou padronizados, texturas de barbante, lã... enfim, fica a gosto de cada um. Eu sou apaixonada pelos de lã, pois a textura do fio parece combinar mais com a aparência final do projeto. O tutorial selecionado foi o da Liz Stanley, do blog sayyes.com e você pode conferir na íntegra clicando aqui: DIY EASY POM POM RUG

DIY EASY POM POM RUG



Tapete Chevron
A estampa chevron é uma forte tendência para se utilizar na decoração, seja na parede, nos móveis ou nos artigos decorativos. Bastam duas ou mais cores e esse zig-zag estará pronto! via "em da tipografia < > É um sinal de pontuação duplo, usado na matemática, na informática..." via
O famoso tapete com "zig zag", preto e branco, também pode ser feito por você mesma! Quem ensina é a blogger Cynthia Badlhuk, do Ap202, nesse post aqui: DIY tapete chevron


Tapete trançado com toalhas de rosto...
Com algumas toalhas de rosto (3) dá para fazer um tapete trançado, perfeito para a lavanderia, para os bichinhos ou ainda, para o banheiro. Gosto da textura de toalha para esses lugares que têm mais umidade... O tutorial está em vídeo e é do "O Sagaz". Confira aqui!...



Tapete em crochê...
Esse é um dos modelos que mais me encanta. Seja pela durabilidade, praticidade ou até mesmo pelas inúmeras maneiras de ter um tapete bem personalizado. Nas lojas de armarinho tem diversas opções de barbantes e dá para arrasar nas criações. Nesse site aqui tem um tutorial com o básico do tapete de crochê feito com círculos, além de diversas outras inspirações. Se você não tem habilidade com as agulhas e linhas, indico A +Eli Avila  e a +Regiane Monteiro, são duas das experts em tecer artigos com essa arte que eu conheço. Ambas enviam encomendas para todo o Brasil.

Eis algumas inspirações!
Aprenda a fazer nesse tutorial aqui

Aprenda a fazer nesse tutorial aqui

Encontrei a inspiração/imagem nesse site aqui, e estou apaixonada pela ideia! A artesã usou Barroco Decore Luxo. Sim, é um tapete caro! rsrs Acredito que dê para levar em conta esse tutorial aqui para fazê-lo ou esse aqui

Trabalhoso é o apelido desse tapete! Eis que o tutorial está neste site
Estou fazendo um desses. Ainda estou nos primeiros quadrados... Fiquei apaixonada pelo efeito final desse barbante. Essa foto é da Angela, do blog Angela Artesanato lá ela ensina o modo como está fazendo!

Tapete de corda náutica...
Esse é um tapete rústico, perfeito para colocar na casa da praia ou ainda, usar como capacho, na porta de entrada. O tutorial com todos os detalhes pode ser conferido nesse site aqui!

Tapete com rolha...
Uma opção diferente, perfeita para os amantes do vinho! Acho muito trabalhosa e não consigo não pensar em como se faz para limpá-lo. De qualquer forma, vale a inspiração! O tutorial está disponivel nesse link aqui.


Além dessas opções que selecionei, ainda tem as mais "normais", como por exemplo, comprar um tecido ou emborrachado e fazer um tapete apenas selecionando o formato e estampa desejados. Ou ainda, os famosos tapetes de retalhos com costuras estilo patchwork. Criei uma psta no Pinterest com diversas seleções de tapetes para inspirar!

Como eu disse no início, o principal é ter criatividade e a vontade de fazer! Outro aspecto que sempre levo em conta é o quão prático, útil e qual é o custo x benefício que a arte da vez terá. Afinal, tem alguns tapetes, que dependendo do material que é feito, ficam muito mais caros quando fazemos em casa do que quando compramos um similar pronto.

Ah, já ia esquecendo, criei uma lojinha no Elo7 para compartilhar os artesanatos que faço e ter um contato virtual para receber encomendas! Confira aqui Loja Truques de Meninas por Ana Laura Queiroz

Bjinhos, bjinhos
Ana Laura 

Comentários