Organizando as meadas de ponto cruz

Olá, gurias! tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

Gurias, hoje foi o dia de colocar meus artesanatos em dia e dar uma organizada na minha caixa de tecidos, afinal, precisava conferir quantos trabalhos eu tinha em andamento que estavam lá guardado desde a mudança que fiz no início desse ano...


Um dos primeiros projetos que resolvi terminar (inclusive já postei fotos no Instagram ontem à noite, pois não aguentei!) foi o jogo de lençol que bordei para a Lívia (@liviafashionista) filha da minha amiga Jana (@jana)...


Outro projeto que vou terminar essa semana é a tolha de banho da minha sobrinha Mariana, que também está aqui parada há tempos! 

Enquanto eu bordava fiquei lembrando do tempo em que eu não tinha minhas meadas organizadas como tenho agora e o quanto isso gerava transtornos. Então, resolvi que seria uma boa ideia compartilhar com vocês como organizo as minhas meadas para bordar ponto cruz!

Antigamente, quando eu era criança, a minha mãe tinha uma maletinha - e mais para frente um pote com o lugar certinho para colocar uns plásticos onde eram enroladas as meadas... teoricamente, era para ser tudo lindo e organizado. Mas isso só acontecia logo que comprava a meada, pois quem borda sabe que muitas vezes acabam sobrando pedacinhos de linhas que não jogamos fora, já que podem ser uteis para um próximo trabalho. O resultado era: meadas enroladas nos plastiquinhos e muitooooossss restinhos de linhas pela maleta.



Quando fui morar sozinha, segui esse método que minha mãe usava, mas confesso que o saco de restinhos de linhas me irritava e sempre me intrigava. Um dia desses, passeando pelo Aliexpress, vi uns plastiquinho pequenos, com sistema de abre fecha. Achei o máximo a ideia de guardar cada meada num saquinho desses! Pois além da meada, eu poderia guardar os restinhos de linhas! Comprei o pacote com mil saquinhos, paguei uma miséria por isso e assim que chegou organizei tudo! desde então, mantenho cada meada num saquinho, e separo as cores em grandes grupos, colocando-os em outros saquinhos um pouco maiores. Assim fica visualmente organizado e fácil de encontrar as cores que preciso.

Outro hábito que tenho é separar as meadas de cada projeto. Assim que começo a fazer um bordado, separo TODAS as meadas que utilizarei para aquele projeto e coloco num saquinho junto com o tecido a ser bordado. Isso é MUITO importante em especial em grandes trabalhos, pois as meadas podem mudar o tom de acordo com o lote...



Agora, se você não se importa com os restinhos de fios, ou se prefere guardar apenas eles em saquinhos e manter as meadas em organizadores, eis uma seleção de inspiração de plaquinhas para colocar as meadas!Inclusive do estilo #facavocemesma

Organizadores - DIY por dcoracao.com

Encontrei para comprar no Elo7 - aqui

Encontrei para comprar aqui - Elo7

Cavalinho da DMC para colocar todas as meadas que serão usadas durante um projeto e carregar apenas o necessário! 

Encontrei aqui!

Encontrei aqui! Corujinha para colocar todas as meadas que serão usadas durante um projeto e carregar apenas o necessário! 

A DMC, uma das marcas de meadas, tem um arquivo/organizador próprio para as suas meadas e também uma "maleta para ponto cruz", para levar o projeto da vez de uma lado para o outro, de forma organizada...



Essa eu encontrei nesse site aqui

E para fechar, um arquivo para quem deseja fazer as próprias plaquinhas organizadoras...


Confesso que eu ainda prefiro os meus saquinhos. Fica tudo em ordem e não perco nem um fiozinho. O meu próximo passo agora é colocar os saquinhos em gaveteiros de mesa transparentes, aquelas de mesa, sabem? Aí sim, ficará ainda mais fofo e organizado o meu cantinho de artesanatos! 

E vocês, bordadeiras, como gostam de organizar suas meadas? 
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários

  1. Respostas
    1. Nem me fale, guria! Isso facilitou demais a minha vida por aqui :)
      bjinhos

      Excluir
  2. Onde posso achar uma caixa organizadora dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo bem? Comprei em lojas que vendem coisas de multiuso (como Casa China, por exemplo). Mas também já vi nos mercados e lojas de ferramentas. Se for pesquisar na internet, uma forma é buscar por "caixa organizadora com divisoria"

      Espero que tenha ajudado!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.