Como fazer um quimono em casa usando fita dupla face

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

Gurias, como vocês já sabem, hoje será a Festa das Estrelas com Champanhe (aheee!!! Finalmente chegou o tão esperado 19 de abril!) E a edição da vez é tema: Japonesa. Confesso que me empolguei, desempolguei e empolguei de novo... afinal, nunca tive nada com o estilo de roupa da cultura japonesa – a não ser o meu amor por cerejeiras e pelo universo Kawaii (ainda falarei mais sobre isso aqui no blog!). Como a festa é de adultas, não rolava ir vestida estilo Kawai, pois de duas uma: ou eu ficaria parecendo uma criança, ou uma ninfetinha rsrsr Então, comecei a pesquisar o que usaria na tal festa...


Há algumas semanas, durante a minha pesquisa sobre o look para a Festa Japonesa, aproveitei e fiz um post aqui no blog, com diversas inspirações: quimono tradicional, quimono “estilizado”, looks inspirados na cultura, misturando com a nossa... enfim, deu para ter muitas ideias...

Eis que eu coloquei na minha cabeça que queria um quimono com estampa de flor de cerejeira ou preto com flores vermelhas. Achei alguns prontos na internet e quase fechei parceria, mas os CORREIOS estavam em greve bem durante o período que seria legal ter feito a divulgação, então melou a ideia. Aqui na cidade vi alguns quimonos, mas não tinham a estampa exatamente como eu estava imaginando, e gastar só por gastar, não é a minha praia!

Eis que essa semana quando fui buscar meus ingressos, pensei: vou passar numa loja de tecidos, se tiver a estampa que eu quero, tento fazer. Se não der certo ou não tiver a estampa, compro um quimono pronto... 

Pelo jeito a sorte estava do meu lado! Não é que encontrei a estampa exatamente como eu imaginava?! O preço era amigo e dava para arriscar o trabalho. Resultado: mãos à obra! 

Materiais que usei: 

1,10 de cetim

Tesoura

Fita métrica e minhas medidas

Máquina de costura (ou cola para tecido)

Fitas de cetim para acabamentos

Linhas nos tons do tecido escolhido

Fita dupla face

Primeiro tirei as minhas medidas e defini como queria que o quimono ficasse (larguinho e comprido). Tenho 1,67cm e fiz meu quimono com 80cm de altura. 


Comecei com um teste na modelo Barbie (rsrsr) troquei umas ideias sobre costuras com a minha mãe, por whatsapp mesmo, pesquisei uns modelos na internet e voilá... saiu o meu quimono!


A dica da vez é: ao invés de alinhavar, usei FITA DUPLA FACE. Isso mesmo que você leu... usei aquela fitinha dupla face que usamos na papelaria. Ajudou a deixar cada pedacinho de tecido no seu lugar a a não ficar escorregando... durante a costura (pela primeira vez) não passei nem um pouco de raiva e não gastei uma vida alinhavando...

Como disse a minha mãe quando contei para ela: “isso é modernidade, tem que aproveitar as ideias! ”
Tudo "alinhavado", fui para a máquina de costura. Costurei as laterais e as mangas. Para os acabamentos, usei fitinha de cetim e franja. Para fixá-las, usei cola para tecido. 


E eis o resultado! Quimono prontinho para ser usado no meu look de hoje à noite! O cinto eu comprei, mas certamente poderia ter sido feito em casa também! rsrs


Assim que saírem as fotos oficiais do evento, compartilho todos os cliques e detalhes da festa com vocês!

E vocês, já ousaram costurar o seu próprio quimono? Esse que eu fiz também dá para ser feito usando cola para tecido (pelo menos foi o que li por aí!). No entanto, preferi usar a costura mesmo... depois que tive essa ideia da fita dupla face no lugar do alinhavo, acho que vou me inspirar e costurar mais coisas rsrsr

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários