Bolo de arroz cru - sem glúten (e sem lactose!)

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, em dezembro do ano passado passamos uns dias na casa da minha sogra... e, como sempre, ela fez umas gostosuras! Entre as comidas deliciosas estava uma bolo "misterioso" que comemos no café da tarde... quando a minha sogra me pediu para adivinhar do que era o bolo, chutei tudo quanto é opção - e não acertei, lógico. Quando é que eu imaginaria que daria para fazer bolo de arroz cru... 

Eis que já me aligeirei e pedi a receita! Diferente do meu marido, que odeia compartilhar os detalhes das suas receitas, antes de eu vir embora minha sogra me entregou um papel manuscrito com os todos os detalhes de como preparar o delicioso, leve e saboroso bolo de arroz. Uebaa!!!

Há alguns dias fiz a receita pela primeira vez, ainda com uns pezinhos atrás, já que não sou muito habilidosa na cozinha e foi sucesso (em casa e no trabalho do marido!). Eis que hoje repeti a dose...


Agora chega de papo e vamos para a receita do delicioso Bolo de arroz cru - sem glúten (que pode virar sem lactose, só substituir os produtos!).                     

Ingredientes: 
1 xícara (chá) de arroz cru (210 g)
200 ml de iogurte natural (1 xícara de chá) - usei um copo de iogurte natural Vigor
3/4 xícara (chá) de óleo (180 ml) na primeira vez usei 12 colheres de margarina e também deu certo, mas hoje fiz com óleo e achei que ficou mais saboroso. 
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar (200 g)(um pouco menos, como 1/4, fica melhor!)
50 g de coco ralado (½ xícara de chá) -   usei o Sococo, desidratado e parcialmente desengordurado. 
50 g de queijo parmesão ralado (½ xícara de chá) - na primeira vez usei um pacote do queijo tipo parmesão Parmíssimo e o sabor do queijo ficou bem marcante. Hoje optei pelo Vigor e achei mais harmônico.
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Em uma tigela coloque 1 xícara (chá) de arroz cru, cubra com água e deixe de molho por 3 horas. Depois deste tempo, escorra o arroz e transfira para o liquidificador; junte o iogurte natural, o óleo ou margarina e bata bem até dissolver o arroz. Com o liquidificador ainda ligado, acrescente 4 ovos, o açúcar, o coco ralado, o queijo parmesão e bata bem. Adicione 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata somente para misturar.

Despeje a massa em uma forma de pudim (24cm diâmetro x 7cm de altura) untada e leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por +/- 30 minutos (por aqui deu praticamente 1h de forno!). Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

É isso! Apesar de demorar no processo de deixar o arroz de molho, é um bolo que vale a dedicação! Aqui em casa ainda é sucesso! rsrs Ah, e continua fresquinho e saboroso mesmo depois de dois ou três dias.

E vocês, já conheciam essa receita? Caso você faça, compartilhe as adaptações comigo!

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários