Folhas de amaciante para secadora: faça em casa

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

Quem máquia que lava e seca sabe muito bem como é sentir saudades do cheirinho de amaciante nas roupas que passam pelo processo de secar na secadora...


Sempre imaginei que as roupas fossem ficar ainda mais perfumadas quando secadas na secadora, o que na realidade não acontece! Diante da decepção, comecei a pesquisar se existia algum "amaciante" para colocar na máquina que ficaria na roupa mesmo após o processo de secagem... Eis que descobri que tem sim: amaciante em folhas. O único problema é que raramente encontramos dele aqui no Brasil. E quando tem, um dos únicos lugar que vi, foi no Sam's Club. Ou seja, Ana, vai tirando o cavalinho da chuva que você ficará sem o tal amaciante...


Como sou teimosa e não estava convencida com a situação de ficar com minhas roupas sem perfume, lá fui eu pesquisar mais e mais... 

Vi diversas ideias de como fazer as próprias folhas perfumadas para a máquina de secar e cheguei a algumas conclusões: precisaria ser uma pano fino, reutilizável e ter uma essência com boa fixação e que não fosse enjoativa...

Escolhi fazer da seguinte maneira: 
  • papel toalha lavável
  • essência (escolhi a Flor de Baunilha, aroma tradicional de uma floricultura daqui de Joinville!)

Como fiz: tirei uma folha do rolo de papel, coloquei algumas gotinhas da essência. Umedeci o papel e apertei bem. Em seguida, coloquei dentro da máquina quando fui fazer o processo "secar" das toalhas de banho.

Confesso que deu um medinho, mas correu tudo bem e deu certo. As toalhas saíram perfumadas e o lencinho ainda pode ser reaproveitado, já que o ainda permaneceu o aroma que tinha colocado. Agora o plano e´comprar outras essências, para ter diversos aromas!

Ah, e para quem está se perguntando: mas Ana, aí você não usou o amaciante como de costume? Na verdade eu raramente uso amaciante nas toalhas, e já fiz post explicando o porque e como substitui esse produto pelo vinagre. Se ainda não conhece essa dica, indico a leitura desse post aqui

De qualquer forma, se for secar outras roupas usando essa técnica a ideia é usar uma essência com o mesmo aroma do amaciante ou ainda, substituir o amaciante pelo vinagre, como já faço com boa parte das roupas.

Ainda tenho vontade de comprar os lencinhos originais e toda aquela "frescuraiada" que vendem no mercado exterior para cuidados com as roupas em secadoras. Mas, enquanto esses produtos não chegam aqui, vou convivendo com adaptações e invenções caseiras.

Ah, e olha que legal esse dica da Rubia para quem quer ter vários lencinhos sempre prontos!



E vocês, já fizeram algo similar? Têm alguma dica?
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários

  1. e muito legal essa idéia vou adotar
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. e muito legal essa idéia vou adotar
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Menina, primeiro site que entrou pra procurar a solução para o cheirinho nas roupas na lava e seca, e vejo q vc é de Joinville!!! Com o quanto chove por aqui, a minha melhor aquisição foi a lava e seca... mas fico triste com a falta do cheirinho nas roupas! Uma perguntinha: qual floricultura q vende essência?? Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr que legal, Aline, vc também é de Chuville! E como chove, né?
      Então, essa eu comprei na "Flor de baunilha", no shopping Muller. Mas estou desejando aquele cheirinho de amaciante tradicional e me disseram que na "Quimidrol" tem... vou experimentar e compartilho por aqui!

      Obrigada pela interação!
      bjs

      Excluir
  4. Oi! Me diz mais ou menos qtas gotas da essência vc costuma colocar no pedaço de papel toalha lavável. Pra não ficar muito forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Coloco em média 3 a 4 gotinhas... mas acho que isso deve variar de acordo com a intensidade do perfume da essência que você escolher. Uma boa opção é de bambu - o mesmo cheirinho da M Martan!

      Excluir
  5. Estou precisando de ajuda com minha máquina de lavar e secar! Quanto tempo tenho que deixar a roupa de cama e banho lavando e secando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kenia!

      Desculpe não responder antes (acredito q ue já tenha resolvido essa dúvida, não é mesmo?). Aqui em casa, a minha maquina é lava e seca... sei que varia de uma marca para outra. Na minha, uma Eletrolux com abertura superior, leva uma média de 3 horas para as roupas de cama/toalhas sairem secas, quando coloco os 7kg para secar.

      E na sua? Qual a conclusão que chegou? Qual o modelo da sua secadora?

      Excluir
  6. esses lencinhos para maquina de secar só tiram estática e nao deixam perfume. tenho, compro fora e nem sei pq na cx cheiram muito e depois na roupa nada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Sempre sonhei que aqueles lencinhos deixavam um perfume sem igual :(

      Excluir
    2. Eu comprei e foi exatamente isso: não deixou cheiro nenhum! Fiquei super frustrada. Alguem sabe como deixar as roupas cheirosas só na lavagem mesmo?

      Excluir
    3. Eu tenho usado água de cheiro/água para lençois. Aí, quando tiro as roupas que coloquei na secadora, passo a tal água. É perfeito. Deixa um perfume gostoso.

      Excluir
  7. minha maquina de secar é daquelas de parede, onde se penduram as roupas em cabides e o ar quente da secadora sai por cima. Você sabe se é possível utilizar essas folhinhas de alguma forma neste tipo de secadora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho ideia, mas acredito que mal não fará. Só não dá para ter certeza se ficará alguma coisa do cheiro nas roupas. Eu acredito que sim :)

      Excluir
  8. A minha secadora e a gás, a casa inteira fica perfumada quando as roupas estão secando, uma dica e deixar as roupas um pouco mais de molho no amaciante, mas gosto das folhas também no momento estou usando da downy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otima dica, Tininha! Onde você encontrou as folhas? Aqui em Joinville nunca vi :( Apesar de já ter me acostumado com as minhas caseiras, tenho curiosidade em usar essa comprada rsrs

      Excluir
  9. Oie gente, na quimidrol vendem as famosas folhinhas pra secadora de downy ! Quase nem acreditei quando vi que era de joinvillense o blog! Eu comprei mas estou frustrada, na caixa cheiram muito e na secadora não fica nenhum cheiro na roupa, achei que seriam ótimas , visto que amo o amaciante concentrado , alguém sabe o que estou fazendo errado? É preciso umidecer? Adorei as dicas ...

    ResponderExcluir
  10. guriaaaa, também quero!!! Mas sério que não ficou cherinho algum? E a marca diz o que? Pois já li que o objetivo das folhas não é o cheiro, mas sim tirar a "eletricidade estática" das roupas :(

    ResponderExcluir
  11. Era isso que estava procurando. O amaciando acho que sobrecarrega a roupa de produto. Amei sua ideia. Não vou comprar amaciando importado coisa nenhuma. Vc é top. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie! huhuhl obrigada pelo carinho, bem-vinda ao time dos que não usam amaciante! <3

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.