Churros assado: sobremesa fácil e rápida

Olá, Gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, que domingo é dia de preguiça e comer gostosuras acho que todo mundo já sabe, né? Aqui em casa, além de ser dia de comer, é dia de ir para a cozinha e "inventar moda" hehe Ou seja, colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Ontem, depois de passar a tarde toda lendo artigos científicos para um material que estou produzindo, paramos para fazer, pela primeira vez, uma receita de churros. Como não fazemos frituras aqui em casa, optamos por uma receita que dese para assar. Por não somos nenhum "meste cuca", fomos em busca de uma receita para depois fazer as nossas adaptações pessoais hehe...

Eis a nossa versão (que dá para ser feita tanto no forno convencional quanto na fritadeira air fry!).

Ingredientes: 
xícara de água
115 g manteiga
1/2 colher de chá essência baunilha
2 colheres de sopa açúcar mascavo
1/2 colher de chá de sal 
1 xícara de farinha de trigo 
2 ovos

Ingredientes separados, vamos ao modo de preparo! 

Antes de mais nada, prepare a assadeira onde colocará os churros - coloque papel manteiga e preaqueça o forno a 200ºC.

Em uma panela, coloque a água, a manteiga, a essência de baunilha, o açúcar mascavo e o sal. Em fogo brando, mexa bem, até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente a farinha de trigo. Abaixe o fogo e misture bem. A massa fica densa e homogênea. Esse é o momento para "cozinhar" a farinha. O ponto é: a massa deve desgrudar da panela e possibilitar que seja moldável. 

Feito isso, bata os ovos em uma vasilha à parte para então acrescentá-los na mistura. Misture bem... nesse momento, a massa ficará mais cremosa, e bastante "oleosa". Como a nossa ficou com um aspecto um pouco sequinho, acrescentamos ainda 2 colheres de sopa de leite. A textura final ficou: uma massa que dá para modelar, e que apesar de oleosa, não gruda na mão. 

Como não temos o suporte para fazer o churros, modelamos na mão mesmo. Foi como fazer quibe hehehe

No forno convencional: Levamos ao forno por 22 minutos, aproximadamente. Enquanto está assando, parece que vai dar a maior meleca e que não ficarão bons, não se assuste. No nosso caso, acho que colocamos um pouco mais de manteiga do que as 115g, o que resultou em uma forma cheia de manteiga derretida... mas, no final tudo deu certo. Ainda desconfio que o fato de eles terem ficado "banhados" na manteiga que deu um sabor delicioso... Retiramos do forno quando eles estavam levemente dourados. Passamos no papel toalha e em seguida na mistura de açúcar e canela. Eis que os churros ficaram prontos. 

Na fritadeira: colocamos os churros a 185ºC, por 15 minutos, direto sobre a grelha da air fry. Assim como temos o hábito de fazer com outras frituras, abrimos e balançamos o cesto no meio do processo. 

A grande diferença entre os churros feitos no forno e os feitos na air fry, foi que os do forno ficaram mais macios, mais similares ao churros frito, enquanto os feitos na air fry ficaram mais sequinhos. Preferimos os feitos no forno ;)

Você sabia? Na Espanha, o churros é bem mais fino do que os que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, não é recheado e é servido acompanhado de uma caneca com calda de chocolate para mergulhá-los? 



Essas fotos são de uma "churrería" que fui em Madri, no ano passado durante minha estadia por lá. E nem fiquem com água na boca, pois essa calda de chocolate é rala e não tem nada a ver com as nossas daqui!

E vocês, já fizeram alguma receita de churros sem ser o frito? Qual vocês preferem, frito ou assado? Com ou sem recheio?

Eu fiquei apaixonada por esse assado que nós fizemos. Quanto aos fritos, sou muito chata com o sabor da fritura, então, se a gordura não for fresca, não como hehehe E quanto aos recheios, o meu predileto continua sendo o doce de leite... tanto faz se já vem dentro do churros ou se vou mergulhar o churros nele hehe

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários