Bolo de banana invertido ou bolo com banana caramelizada

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, hoje a vontade de comer um bolo de banana com calda bateu forte... quando era pequena minha mãe sempre fazia esse bolo - descobri hoje que ele é conhecido como "bolo invertido" - eu eu achava o máximo o sabor e a aparência. 


Eis que tinhas umas bananas bem maduras aqui em casa zanzando pela cozinha e eu resolvi colocar a mão na massa e ver se daria certo. E não é que deu? Então, bora compartilhar a receita!

Ingredientes!
  • bananas para forrar a forma (eu fatiei em rodelinhas, 4 bananas. Usei 3 e meia para forrar e o que restou, coloquei na massa);
  • 1/2 banana amassada para colocar na massa - usei aproximadamente umas duas colheres de servir arroz  de banana amassada (foi no "olhômetro"!); 
  • uma forma com açúcar caramelizado (coloquei 5 colheres de sopa de açúcar, deixei derreter, coloquei 5 colheres de sopa de água fervente, misturei, e prontinho, deu certo!)
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2/3 de leite morno
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento químico
Modo de preparo!

Deixei o forno aquecendo a 180ºC. Enquanto isso, caramelizei a forma e coloquei banana em todinha ela - inclusive nas laterais. 

Numa tigela; coloquei os dois ovos, dei uma leve batida, acrescentei o açúcar, a farinha de trigo e o leite morno. Mexi bem. Quando estava homogêneo, acrescentei o óleo. Mexi bem, até ficar homogêneo novamente. Acrescentei a banana amassada e a canela e misturei. EM seguida, acrescente o fermento e misturei de leve. 

Virei a massa na forma (sobre as bananas e o caramelo!) e levei ao forno (200ºC) até ficar dourado! Bolo pronto, desinformei AINDA QUENTE, para não grudar nadica na forma. Sim, é o máximo ver ele prontinho! 

Esperei esfriar um pouquinho para me deliciar! 


E vocês, gostam desse tipo de bolo? Têm uma receita também?
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Atualizado em 18/03: além de nós aqui de casa termos achado o bolo delicioso, hoje foi aprovado pelos meus colegas de trabalho e pelos colegas do meu marido ;) Yes! 

Comentários