Jardim dentro do vidro #decoracao

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Gurias, há tempos venho desejando ter umas plantinhas suculentas em casa. Acho esse tipo de plantinha tão linda... E hoje tirei um tempo para pesquisar sobre elas, pois quero finalmente montar um jardim com essas fofuras...


Entre as inspirações, surgiu algo que há anos não via: jardim dentro de vidro... Inclusive com cenários lindos, miniaturas encantadoras. É lógico que aproveitei para salvar essas imagens que servirão de inspiração para fazer meus jardins (sim, agora não quero mais só um rsrs Quero ver onde é que colocarei, já que moro em apartamento!)

Então, se você também gosta de fofuras, pegue uma xícara de café, se arrume confortavelmente e vem conferir as inspirações maravilhosas que salvei!





























Já aproveitei e peguei algumas dicas de como montar um jardim dentro do vidro ou aquário

Materiais
Pedrinhas de rio (aquelas que colocam em aquários!);
Carvão vegetal;
Plantinhas (musgos, suculentas e outra plantas que caibam no vidro que você escolheu!); 
Pazinha;
Funil (caso o seu vidro tenha a boca mais fechada) 
Musgos ou pedrinhas para decorar; 

Como fazer: 
  • O vidro deve estar bem limpinho (é aconselhável passar um pano com álcool para garantir!);
  • Coloque as pedrinhas no fundo do recipiente e em seguida, uma fina camada de carvão vegetal. O carvão será o responsável por evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases; já as pedrinhas, servirão para fazer a drenagem da água.
  • Coloque uma camada da terra para jardim até completar um quarto da altura do vidro;
  • Coloque as plantinhas - lembre-se de deixá-las onde terão espaço para crescer;
  • Borrife água nas paredes do vidro com cuidado e feche o pote com a tampa dele ou com um plástico preso com elástico.
  • Por fim, coloque a decoração: musgo, galhos, bonequinhos... como se fosse um jardim de verdade!
Observação: esse tipo de jardim deve ficar em local bem iluminado, sem que receba sol diretamente. Caso o vidro fique "embaçado", é sinal de que tem umidade demais e então, deve abri-lo até que o excesso de água evapore e o vidro fique seco. Caso não aconteça a famosa "chuvinha" dentro do seu jardim no prazo de uma semana, significa que você colocou pouca água. Então, deve abrir e borrifar mais um pouco de água. Se o seu jardim for com vidro sem tampa, deverá molhá-lo de acordo com a necessidade das plantinhas que têm nele. ATENÇÃO: as plantas escolhidas devem ter a mesma necessidade de luz e umidade.

Dicas de plantas

  • Asplenium bulbiferum
  • Barba-de-velho
  • Fitônia, planta-mosaico
  • Gerânio morango
  • Mini-cálamo-do-japão
  • Musgo tapete
  • Peperômia
  • Samambaia pequena
  • Vale da Lua, a planta da amizade

Confesso que estou encantada e não vejo a hora de começar o meu... Já vi que será minha mais nova terapia! 

Para finalizar, deixo aqui uma foto de um jardim das gurias do Jardim no Pote e o link da página delas para vocês se inspirarem ainda mais! 

Facebook | Instagram
E vocês, gostam dessas coisas? Já pensaram em ter um jardim dentro do vidro
Eu farei o meu ainda essa semana... se der certo, faço em vídeo também, para vocês acompanharem o processo! E se vocês fizerem, marquem minhas redes sociais pois quero conhecer o jardim de vocês, combinado?

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Comentários

  1. realmente uma mais linda que a outra, tambem queroooooo!!!
    Beijao linda :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amoo essas coisas!! E há muito tempo venho pensando, pesquisando pra fazer um assim na minha casinha :)
    Amei as fotos, as dicas!!
    São geniais!!


    Bjsss <3
    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei vou fazê e depois posto a fot0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que tudoooo!!! Se postar, me marca para eu ver!!!! @truquesdemeninas no instagram

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.