Risoto com ervilhas frescas na manteiga

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

Como vocês sabem, sou uma comilona de carteirinha… dentre meus pratos preferidos está o risoto. Uma comida simples, mas que me deixa SEMPRE com água na boca. Meu marido tira o maior sarro, pois cada vez que vamos a algum lugar que tem risoto no cardápio, eu tenho que me policiar para não escolhê-lo.

É lógico que nem todo risoto que escolhi pelos cardápios por aí, me dei bem. Aliás, depois de um prato de risoto "lindamente estranho" que comi na viagem que fizemos no ano passado para o Chile, fiquei mais espertinha e agora, por mais que seja risoto, dou uma conferida nos ingredientes loucos que alguns chefes resolvem usar rsrs

Como o amor por esse prato é grande, volte e meia inventamos uma nova versão aqui em casa. E nesse domingo, não foi diferente. Resolvi fazer risoto com ervilhas frescas na manteiga e dessa vez lembrei de registrar cada passo - mesmo que de forma simples, já que a ideia principal era fazer a janta.

Bora conferir!

Ingredientes:
1 1/2 de arroz arbório (uso o Urbano)
2 litros (aproximadamente) de caldo de legumes - coloco 2 tabletes de caldo de legumes em 2 litros de água.
200g de manteiga
azeite
12 cebola picada
1/3 de copo de vinho seco branco

Antes de mais nada, separo todos os ingredientes e coloco o caldo para esquentar. NUNCA começo a fazer risoto com o caldo ainda frio, pois do contrário, ele não dá certo (ou melhor, não fica tão saboroso). 


Coloco a cebola picada e 1/4 da manteiga com um pouco de azeite na panela. Deixo ali até ficar com um tom levemente dourado. A cebola fica macia e com o sabor da manteiga!

Em seguida, coloco o arroz e o vinho...



E a partir de agora, esqueça do resto da vida! Pois o risoto para ficar saboroso requer atenção!


Coloco o caldo quente pouco a pouco... mexendo SEMPRE!


Após aproximadamente 40 minutos, o risoto estará só com uma manchinha mais branquinha no meio. A textura, é "ao dente".

Nesse momento, tiro a panela do fogo e em uma panela rasa, que caiba todo o arroz, coloco 1/4 da manteiga e a ervilha fresca a gosto. Usei aproximadamente meia xícara... espero a manteiga derreter bem e a ervilha pegar um sabor...

Em seguida, acrescento o arroz à essa mistura, coloco queijo parmesão ralado (aproximadamente 1 pacotinho) e mais 1/4 da manteiga. Isso é feito FORA do FOGÃO, ok?!


Prontinho! Eis uma prova de amor - como dizemos aqui em casa! rsrs

E vocês, gostam de risoto? Quais as combinações que já fez ou comeu? Vou me organizar e aos poucos colocarei todas as versões que já comi e as receitas dos que já fizemos aqui em casa.

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários

  1. kkkkk fiquei imaginando esse risoto exotico que comeu kkk adoro tambem Ana, to aqui pensando seriamente em fazer, rs adorei a receita!
    Bjao lindona :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.