Biomassa de banana verde #comidasaudavel

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim...

Na semana passada falei para vocês do projeto de reeducação alimentar que estamos fazendo aqui em casa e prometi que trarias as receitinhas que fosse fazendo. Como uma das bases das receitas que tenho feito é a famosa biomassa de banana verde, resolvi compartilhar com vocês a minha experiência de produção desse ingrediente ;)

Bora conferir como fiz a minha...

Você vai precisar de:

* Banana verde (peguei um tanto que cabia com tranquilidade na panela de pressão);
* água
* panela de pressão
* fogão
* forminhas de silicone ou para gelo

Como fazer...
1. Selecionar as bananas e lavá-las bem. As minhas acabaram amadurecendo um pouco de de uma dia para o outro, no entanto, quanto mais verde melhor, pois a banana verde tem "composição" diferente da banana quando madura;
2. Cortar as pontinhas das bananas, sem que a banana fique exposta; 
3. Colocar na panela de pressão em água já fervente;
4. Assim que pegar pressão, deixar 8 minutinhos. Desligar e deixar que a pressão saia naturalmente;
5. Retirar as bananas da panela e descascá-las ainda quentes;
6. Bater todas as bananas no liquidificador - fica uma pasta, como se fosse um "creme". 
7. Colocar em potinhos de silicone ou forminhas e congelar (congelado dura até 6 meses).

Preferi congelar a minha na porção máxima de consumo diário (2 colheres de sopa). Então, coloquei a mesma quantidade em cada uma das forminhas de silicone e congelei. Depois de congeladas, tirei das forminhas e guardei todas num saquinho plástico - como se fossem polpas de frutas.

 ok, agora deve ter gente se perguntando: e tem gosto de que? Como é que se consome?

Gurias, não tem gosto de nada. É até estranho e eu jurava que teria gosto de banana, mas não tem ;) o sabor adocicado da banana só aparece quando ela está madura (momento em que o amido resistente já se transformou em açúcares). 

Tenho consumido como "espessante natural". Ou seja, ela faz a vez do creme de leite, por exemplo. Já fiz maionese, patê de atum com biomassa; frango com legumes e biomassa; etc. Pelo jeito, a tendência é minhas receitas só aumentarem rsrsr Já que faz bem à saúde e ainda por cima não tem gosto de nada rsrsr

E vocês, já fizeram esse ingrediente "do momento"? Já têm receitinhas com ele? Se tiver, compartilhem comigo!!!

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Comentários